Notícias Hennessey Venom F5, o supercarro que poderá chegar aos 480 km/h

Antevisão

Hennessey Venom F5, o supercarro que poderá chegar aos 480 km/h

Com o Venom F5, a Hennessey promete pulverizar os números do Venom GT e submeter a candidatura a carro mais rápido do planeta.

Hennessey Venom F5

Decorem este nome: Hennessey Venom F5. É com este modelo que a preparadora americana Hennessey Performance Engineering quer voltar a bater todos os recordes de velocidade, nomeadamente o de modelo de produção mais rápido de sempre.

O Venom F5 é uma espécie de novo capítulo na guerra entre a Hennessey e a Bugatti, depois de um episódio caricato em 2012. Aquando do lançamento do Veyron Grand Sport Vitesse, a Bugatti intitulou-o de “descapotável mais rápido do mundo”. A resposta de John Hennessey, fundador da marca com o mesmo nome, não se fez esperar: “Bugatti kiss my ass!”.

VEJAM TAMBÉM Os números que definem o Bugatti Chiron

Agora, com este novo modelo, a Hennessey promete uma velocidade de ponta próxima da barreira – considerada inalcançável não faz assim tanto tempo – das 300 milhas por hora (483 km/h). Isto num automóvel homologado para circular na via pública!

E para o conseguir, vai recorrer não a um chassis com componentes do Lotus Exige e Elise – como o Venom GT – mas sim a uma estrutura própria, desenvolvida de raiz. A Hennessey promete ainda mais potência e melhores índices aerodinâmicos face ao modelo atual, que atingiu em 2014 os 435 km/h (não homologáveis por não terem sido cumpridas as duas tentativas em sentidos opostos).

As imagens que podem ver antecipam o aspeto final do carro, bastante distinto do Venom GT original.

Hennessey Venom F5

A designação F5 é retirada da categoria mais elevada na escala de Fujita.  Esta escala define o poder de destruição de um tornado, implicando ventos com velocidades entre os 420 e 512 km/h. Valores onde encaixará a velocidade máxima do Venom F5.

John Hennessey inaugurou recentemente a Hennessey Special Vehicles, uma divisão que ficará responsável pelos projetos especiais da Hennessey, como é o caso do Venom F5. De qualquer forma, o Venom F5 continuará a ser desenvolvido em Houston, no Texas, um processo que poderás acompanhar no canal do youtube da Hennessey. O primeiro episódio já está «no ar»:

Quanto ao carro propriamente dito, o lançamento do Hennessey Venom F5 está previsto para o final deste ano.