Notícias Fórmula 1 e MotoGP em «rota de colisão». Esta temporada vamos ter de escolher

Desporto Motorizado

Fórmula 1 e MotoGP em «rota de colisão». Esta temporada vamos ter de escolher

Em 2021 haverá 11 grandes prémios de Fórmula 1 a decorrer em simultâneo com o campeonato de MotoGP. E oito deles vão realizar-se em fusos horários similares.

MOTOGP e Fórmula 1

A Dorna, empresa detentora dos direitos do Campeonato do Mundo de Motociclismo, o MotoGP, publicou na semana passada uma atualização do calendário de provas, com várias alterações ao calendário inicial — uma das quais com a adição do GP de Portugal à temporada 2021 do MotoGP.

A Fórmula 1, detida pela Liberty Media, também atualizou o seu calendário em meados de janeiro e incluiu 23 grandes prémios. Alterações que, tanto no caso da Dorna como da Liberty Media, foram justificadas devido às restrições causadas pela pandemia.

Um problema para todos

Problema. Essas alterações colocaram em «rota de colisão» as duas disciplinas rainhas da velocidade: a Fórmula 1 e o MotoGP. Uma situação que não abona a favor de ninguém.

Para já, ainda não se conhecem os horários dos GP’s de MotoGP. A Dorna tradicionalmente adia o anúncio dos horários das corridas de MotoGP — atrasando ou adiantando as corridas das categorias de Moto3 e Moto2 — para não coincidirem com a corrida de Fórmula 1.

É uma situação que não abona a favor de nenhuma disciplina. Por um lado os patrocinadores têm de dividir a audiência e, por conseguinte, colocando em risco o investimento na visibilidade das suas marcas. Por outro, os próprios adeptos também são confrontados com uma escolha nem sempre fácil — ainda que a presença de Miguel Oliveira no MotoGP possa fazer pender a balança nacional para as duas rodas.

Dito isto, confrontando os dois calendários, verificamos que a Fórmula 1 e o MotoGP coincidirão em 11 fins-de-semana na temporada 2021, sendo que oito vão realizar-se em fusos de horário similares.

Data MotoGP F1
26-28 de março  Qatar  Bahrein
16-18 de abril  Portugal  Emilia Romagna
30 de abril a 2 de maio  Espanha A definir
4-6 de junho  Catalunha  Azerbaijão
25-27 de junho  Holanda  França
27-29 de agosto  Grã-Bretanha  Bélgica
10-12 de setembro  Aragão  Itália
1-3 de outubro  Japão  Singapura
8-10 de outubro  Tailândia  Japão
22-24 de outubro  Austrália  Estados Unidos
29-31 de outubro  Malásia  México
A NÃO PERDER: Valentino Rossi na Fórmula 1. A história completa