Notícias Há um novo Ford Mondeo, mas não vem para a Europa

Fuga de imagens

Há um novo Ford Mondeo, mas não vem para a Europa

O Ford Mondeo terá futuro garantido na China, de onde surgem estas primeiras imagens, mas é não está planeado chegar à Europa.

Ford Mondeo

As primeiras imagens do novo Ford Mondeo apareceram no website do Ministério para a Indústria e Informação Tecnológica chinês, que será produzido na China, fruto da joint venture entre a Ford e a Changan.

Está previsto que a quinta geração do Ford Mondeo inicie a sua comercialização na China no segundo trimestre de 2022, mas não existem planos para a sua comercialização na Europa, para suceder ao modelo ainda em comercialização.

Mantém-se, assim, a decisão de terminar a produção do Mondeo «europeu» em março de 2022 sem haver um sucessor direto.

A NÃO PERDER: Ford Ranger em «dose tripla». As novas versões da pick-up mais vendida na Europa
Ford Mondeo China

Se as probabilidades deste novo modelo made in China chegarem à Europa são ínfimas, o mesmo não se pode dizer do mercado norte-americano, onde se discute a possibilidade de tomar o lugar do Fusion (o Mondeo americano), que deixou de ser comercializado em 2020.

Mondeo, «irmão» do Evos

Estas primeiras imagens podem não ser oficiais da marca, mas revelam o modelo final e mostram um sedã de quatro portas visualmente muito próximo do Evos, o crossover de cinco portas, revelado em abril passado, no Salão de Xangai.

As maiores diferenças entre os dois acabam por estar, precisamente, no volume traseiro — três volumes no Mondeo e dois volumes e meio no Evos —, e também na ausência de proteções adicionais em plástico no Mondeo e na sua menor distância ao solo.

As imagens mostram também duas versões do Mondeo, uma delas a ST-Line, de aspeto mais desportivo que se diferencia, entre outros, por jantes de maior dimensão (19″), um tejadilho de cor negra e um spoiler traseiro.

No interior, apesar de não haver imagens, confirma-se que irá recorrer ao ecrã de 1,1 m de largura que vimos no Evos que consiste, na realidade, em dois ecrãs: um de 12,3″ para o painel de instrumentos e outro de 27″ para o sistema de infoentretenimento.

ford evos
Interior do Ford Evos. O interior do Ford Mondeo ainda não é conhecido, mas os rumores apontam que será semelhante a este.

O novo Ford Mondeo, tal com o Evos, assenta sobre a C2, a mesma plataforma do Focus, mas estando posicionado um segmento acima (D), é substancialmente maior: 4935 mm de comprimento, 1875 mm de largura, 1500 mm de altura e uma distância entre eixos de 2954 mm. É maior que o Mondeo «europeu» em todas as dimensões.

VEJAM TAMBÉM: Ford Focus renova-se e ganha mais tecnologia e um novo visual

Nesta fuga de imagens e informação sobre o novo modelo, também ficou-se a saber que será equipado com um motor a gasolina de 2,0 l turbo com 238 cv, mas receberá também um 1,5 l turbo, assim como uma proposta híbrida plug-in.

Ford Mondeo China
Nos documentos divulgados, é possível ver ainda as diferentes opções para o exterior do novo Ford Mondeo.