Notícias Lembras-te da FIAT Strada? Esta é a nova geração, mas não vem para a Europa

Apresentação

Lembras-te da FIAT Strada? Esta é a nova geração, mas não vem para a Europa

Outrora vendida em Portugal, a FIAT Strada conheceu uma nova geração. No entanto, ao contrário das suas antecessoras, não virá para a Europa.

FIAT Strada

Atualmente, as pick-up derivadas de modelos do segmento B não são mais do que uma miragem na Europa. Modelos como a FIAT Strada, a Skoda Pickup (e a sua muito amarela versão Fun) ou até a Dacia Logan Pick-Up, há muito que desapareceram, sem deixar sucessores.

No entanto, a ausência de procura no mercado europeu não significa que já não existam pequenas pick-up. Na América do Sul estas continuam a conhecer grande sucesso e a prova disso mesmo é a nova geração da nossa “velha conhecida”, a FIAT Strada.

A nova FIAT Strada

Esteticamente, a nova geração da Strada não esconde a inspiração na “irmã mais velha”, a (muito bem sucedida) FIAT Toro, e no FIAT Argo (principalmente na grelha dianteira), ambos os modelos também exclusivos do mercado sul-americano.

Na grelha dianteira não encontramos o logótipo da marca italiana mas sim o acrónimo “FIAT”, uma solução que já é aplicada na traseira de muitos modelos que a FIAT vende na América do Sul. Ainda pelo que pudemos ver na única imagem divulgada, os faróis dianteiros contam com luzes diurnas e LED.

A NÃO PERDER: O sistema START-STOP já era utilizado pelo FIAT Regata ES em…1982!

Ao nível das motorizações, a Motor1.com Brasil indica que a Strada deverá recorrer a um motor com 1.4 l da família de motores FIRE e ainda a um 1.3 l da família Firefly — em Portugal, o FIAT 500X e Jeep Renegade recorrem a uma versão turbo-comprimida deste motor —, ambos associados a uma caixa manual de cinco velocidades. Mais tarde, para além de uma caixa CVT, está ainda prevista a chegada de motorizações 1.0 l e 1.3 l turbo.

Com chegada ao mercado prevista para o próximo mês, não existem planos para trazer a FIAT Strada para a Europa. Não haverá mercado para um modelo com estas características ou serão questões de homologação (segurança e normas de emissões), ou um pouco dos dois?

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a recorrer a um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos