Notícias FIAT 500 X Sport. Agora em modo “desportivo”

Apresentação

FIAT 500 X Sport. Agora em modo “desportivo”

A Fiat até pode ter estado ausente do Salão de Frankfurt, no entanto isso não é sinónimo de falta de novidades, como comprova o novo 500X Sport.

FIAT 500X Sport

Lançado em 2014, o Fiat 500X tem sido presença constante no Top 10 de vendas do segmento (e líder de segmento sistemático em Itália) contando com cerca de 500 mil unidades produzidas. Para garantir que o sucesso se mantém, a Fiat revelou uma versão “apimentada” do seu SUV, designada 500X Sport — não, não é um Abarth

O Fiat 500X Sport destaca-se dos outros 500X pelo desaparecimento dos cromados, cor exclusiva, dupla saída de escape, pára-choques redesenhados e ainda pela redução da altura ao solo (-13 mm) e pelas novas jantes de 18” (em opção podem ser de 19”).

Já no interior, o 500X Sport destaca-se pelos gráficos específicos no painel de instrumentos, pega da caixa de velocidades em alumínio, volante desportivo em pele (em opção pode ser revestido a Alcantara) e ainda pelos bancos exclusivos e pelos pedais em alumínio ou pelo ecrã central de 7”.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Honda Civic 1.6 i-DTEC: o último de uma era
FIAT 500X Sport

Os motores do 500X Sport

Disponível com uma alargada gama de motorizações (sempre associadas a tração dianteira), não há dúvidas que destas a mais adequada ao espírito desportivo desta versão é o novo 1.3 Firefly que oferece 150 cv e 270 Nm de binário e está associado a uma caixa automática de dupla embraiagem DCT de seis velocidades.

Quanto à restante gama de motorizações, esta é composta por um três cilindros e 1.0 l Firefly a gasolina de 120 cv e caixa manual de seis velocidades, e por dois motores Diesel: o 1.3 Multijet e o 1.6 Multijet.

VÊ TAMBÉM: Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
FIAT 500X Sport

O primeiro oferece 95 cv e está associado a uma transmissão manual de cinco velocidades, já o segundo debita 120 cv e pode ser “casado” com uma caixa manual de seis relações ou com a caixa automática de dupla embraiagem DCT de seis velocidades.

VÊ TAMBÉM: Testámos o SEAT Ibiza 1.6 TDI 95 cv DSG FR. Quanto valem duas siglas?

Comportamento dinâmico em foco

Ao contrário do que possas pensar, o 500X Sport não é apenas “fogo de vista”. Por isso mesmo, nas versões equipadas com o 1.3 l de 150 cv a Fiat decidiu melhorar o feedback da direção e ofereceu-lhe ainda um ajuste específico do amortecimento, recorrendo à tecnologia FSD (Frequency Selective Damping).

VÊ TAMBÉM: Estes Abarth não derivaram de modelos Fiat

Ao nível do equipamento de segurança, esta versão do 500X oferece sistemas como o reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de manutenção na faixa de rodagem ou o “Speed Advisor”.

Para já ainda não é conhecida a data prevista de chegada ao mercado nacional do 500X Sport nem quanto é que irá custar. No entanto, a Fiat já informou que o 500L (sim, o monovolume) também deverá receber uma versão Sport.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer