Notícias Fiat 500 com estilo renovado e novos equipamentos

Fiat 500 com estilo renovado e novos equipamentos

O Fiat 500 é um fenómeno de longevidade. Oito anos após a sua apresentação, a Fiat efectua mais um lavar de cara, que prolongará a já de si longa carreira mais uns anos até à chegada de um verdadeiro novo modelo.

No dia 4 de Julho o Fiat 500 celebrará o seu 8ª aniversário. Oito anos em idade automóvel é um número respeitável. Para mais quando o pequeno 500 desafia todas as regras e convenções ao continuar a liderar, sem contestação, o segmento onde se insere, desde que praticamente foi lançado. Um verdadeiro fenómeno!

Fiat500_2015_43

Ao fim de 8 anos seria de esperar um verdadeiro sucessor, renovado de argumentos, mas ainda não. A Fiat, apesar de anunciá-lo como um novo 500, contabilizando 1800 alterações, não é mais que uma actualização, com novos elementos de estilo e equipamentos.

Por fora, o estilo retro continua inconfundível, e, apesar de 8 anos de exposição, perfeitamente actual. Os extremos da carroçaria identificam o renovado 500, onde se encontram novos pára-choques e óticas. Na frente, as luzes diurnas são agora em LED, e assumem o mesmo estilo do tipo de letra usado na identificação do modelo, onde os números 500 se encontram divididos em duas partes. Também o interior das óticas dianteiras foi alterado, semelhantes ao 500X. Uma redesenhada e alargada entrada de ar inferior integra os faróis de nevoeiro e é adornada por elementos cromados.

Fiat500_2015_48

Na traseira, também as óticas são novas e em LED e ganham tridimensionalidade e estrutura, com contorno semelhante ao que já conhecíamos. Ao assumirem-se como um aro, ou moldura, geram um espaço vazio no seu interior, revestido com a mesma cor da carroçaria. Também as luzes de nevoeiro e marcha atrás foram reposicionadas na parte inferior do novo pára choques, integradas numa faixa que pode ser cromada ou em preto.

Novas jantes de 15 e 16 polegadas rematam as alterações visuais, assim como novas cores, e possibilidades de personalização, com a denominada Second Skin (segunda pele), que permite obter um Fiat 500 bicolor. As diferenças visuais não são extensas, e em nada lesam a estética do pequeno 500, um dos seus maiores trunfos e triunfos.

Fiat500_2015_21

No interior encontramos as principais novidades, com o Fiat 500 a seguir os passos do 500L e 500X, integrando o sistema de informação e entretenimento Uconnect com écran de 5 polegadas. Esta integração obrigou a redesenhar a área superior da consola central, verificável pelas saídas de ventilação que assumem novas formas, ladeando o écran. No nível de equipamento Lounge, o écran é do tipo táctil, e virá com o serviço Uconnect Live, permitindo conectividade com smartphones Android ou iOS, permitindo visualizar aplicações no écran do 500.

Ainda no interior, o volante é novo, e nas versões de topo, o painel de instrumentos é substituído por um écran TFT de 7 polegadas, que disponibilizará todo o tipo de informações referentes à condução do 500. Existem novas combinações de cores, e a Fiat anuncia superiores níveis de conforto, graças a uma melhor insonorização e bancos remodelados. Novidade é o porta luvas fechado, como acontece com o Fiat 500 americano.

Fiat500_2015_4

No plano motriz e dinâmico não existem novidades absolutas, apenas actualizações no sentido de diminuir emissões e melhorar o nível de conforto e o comportamento. A gasolina, o 4 cilindros 1.2 litros de 69cv e o bicilíndrico Twinair de 0.9 litros com 85 e 105cv mantém-se. A única motorização diesel continua a ser o 4 cilindros de 1.3 litros Multijet de 95cv. As transmissões são de 5 e 6 velocidades manuais e uma caixa robotizada Dualogic. As emissões são ligeiramente mais baixas em todas as versões, com o 500 1.3 Multijet a acusar apenas 87g de CO2/km, menos 6g que o actual.

Com vendas previstas para o fim do Verão ou início do Outono, o renovado Fiat 500 e 500C chegará em 3 níveis de equipamento: Pop, Pop Star e Lounge. Para os que não podem esperar para o ver, na baixa alfacinha já foi avistado o renovado Fiat 500, onde, provavelmente, efectuam-se gravações para material promocional ou anúncio publicitário.