Notícias Fica a saber o que torna este Ferrari 458 Speciale mais especial

Protótipo

Fica a saber o que torna este Ferrari 458 Speciale mais especial

À primeira vista este Ferrari 458 Speciale pode parecer um exemplar "normal", no entanto, debaixo da "pele" este é bem diferente dos seus irmãos. Descobre porquê.

Ferrari 458 Speciale AddArmor

Já diz o ditado, por vezes as aparências iludem e este Ferrari 458 Speciale é a prova disso mesmo. Apesar de parecer um 458 Speciale normalíssimo — se é que podemos adjetivar um 458 Speciale de normal —, a verdade é que este Speciale é um pouco mais… especial que as restantes.

O que o torna especial? Este tem de ser o único 458 Speciale blindado em existência. A empresa AddArmor, especializada na blindagem de automóveis, usou este Ferrari para demonstrar que os carros blindados não têm de ser enormes e pesados nem deixar para trás quaisquer capacidades dinâmicas.

Pois é, por debaixo da carroçaria de linhas desportivas do superdesportivo italiano temos um nível de proteção B4, o que significa que este 458 Speciale é capaz de resistir a disparos de vários tipos de armas de fogo — desde espingardas a pistolas —, inclusive de armas como a famosa .44 Magnum.

VÊ TAMBÉM: SF90 Spider. Os números do descapotável mais potente de sempre da Ferrari
Ferrari 458 Speciale AddArmor

Como é que o fez?

Simples. Para tornar o Ferrari 458 Speciale numa espécie de “tanque italiano” a AddArmor recorreu a um novo material de sua concepção (que não identifica) que é 10 vezes mais forte que o aço balístico ao mesmo tempo que pesa menos 60% que este.

Ora, isto por si só, permitiria a este 458 Speciale pesar apenas mais 70 kg que o modelo de série. Ainda assim, a AddArmor não achou que essa redução de peso face a outros sistemas de blindagem era suficiente e por isso mesmo “lançou mãos à obra”.

Para atenuar mais ainda o aumento de peso, a AddArmor recorreu ao extenso catálogo de peças em fibra de carbono que a Ferrari disponibiliza para o Speciale e trocou o escape original por um da Capristo, em aço inoxidável, mais leve que o original.

Ferrari 458 Speciale AddArmor
VÊ TAMBÉM: O Último dos… Ferrari a vir equipado com uma caixa manual

O resultado final de tudo isto é que este Ferrari 458 Speciale regista apenas 30 kg adicionais face aos “normais” e, cortesia do novo escape, conta ainda com mais 40 cv de potência que o modelo de série que, recordamos, debita 605 cv, cortesia do V8 atmosférico de 4.5 l.

Quanto custa este Ferrari 458 Speciale blindado? A AddArmor avança com um preço de 625 mil dólares (perto de 510 mil euros).

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer