Notícias Este Audi RS7 Sportback blindado é o “tanque” mais rápido do mundo

Blindagem

Este Audi RS7 Sportback blindado é o “tanque” mais rápido do mundo

Por norma, velocidade e automóveis blindados não são sinónimos. No entanto, este Audi RS7 Sportback vem provar que há algumas exceções a essa "regra".

Audi RS7 Sportback

A principal meta quando se converte um automóvel para um automóvel blindado é simples: assegurar que este oferece a maior proteção possível aos seus ocupantes em caso de ataque. No entanto, esse objetivo acaba por ter associado um “pequeno” problema: um aumento massivo do peso que acaba por se refletir na quebra das prestações.

Ora, para fazer face a esse problema, a empresa AddArmor lançou mãos à obra e com uma ajudinha do preparador ARP criou aquele que descreve como “o veículo blindado mais rápido do mundo”, precisamente o Audi RS7 Sportback de que te falamos hoje.

Debaixo do capot encontramos o 4,0 V8 biturbo conhecido do RS7 que, graças ao sistema APR Plus Stage II, debita um total de 771 cv e 1085 Nm de binário, valores que permitem a este RS7 Sportback blindado atingir os 96 km/h (60 mph) em apenas 2,9s e uma velocidade máxima de 325 km/h.

VÊ TAMBÉM: Este é o único Peugeot 205 GTI blindado do mundo, e está à venda
Audi RS7 Sportback blindado
Se não fossem as luzes extra na bagageira o RS7 Sportback blindado era praticamente igual ao “normal”.

Blindado, mas (relativamente) leve

Para não fazer com que as melhorias ao nível do motor fossem prejudicadas pelo peso extra do sistema de blindagem, a AddArmor decidiu inovar. Assim, em vez do habitualmente usado aço balístico recorreram a “casulos” de policarbonato que oferecem 10 vezes mais proteção que o aço balístico mas pesam 60% menos.

Já nos vidros, usaram uma mistura de policarbonato e vidro balístico. Tudo isto permitiu fazer com que a blindagem acrescentasse menos de 91 kg ao peso original do RS7 Sportback, isto enquanto oferece proteção de nível B4 (ou seja, é capaz de parar balas de pequeno calibre, incluindo disparos de uma Magnum .44).

VÊ TAMBÉM: A pintura opcional do M2 Competition é tão cara como um carro

O carro conta ainda com dispensadores de gás pimenta, pneus runflat, câmara noturna de 360º, máscaras de gás, puxadores da porta capazes de electrocutar, locais próprios para guardar armas entre outros gadgets.

Segundo a AddArmor, um RS7 Sportback blindado custa a partir de 182 880 euros, sendo que o pacote de blindagem está disponível a partir dos 24 978 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentada a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre