Notícias Circuito offroad dos Fuzileiros está aberto ao público este fim de semana

Eventos

Circuito offroad dos Fuzileiros está aberto ao público este fim de semana

A entrada é livre e o programa está pensado para toda a família. Conheça todos os detalhes do programa do Dia dos Fuzileiros 2025.

veículo militar em ação no circuito offroad
Laura Skiezgiliene

Este sábado, dia 5 de julho, os portões da Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro (Barreiro), voltam a estar abertos ao público para mais uma edição do Dia do Fuzileiro.

Uma celebração aberta ao público, gratuita e repleta de atividades, que este ano volta a permitir o acesso total a um dos locais mais emblemáticos do treino militar em Portugal. Há atividades para toda a família, dos mais velhos aos mais pequenos.

Um dos destaques será a pista offroad da Escola de Fuzileiros. Habitualmente reservada ao treino rigoroso dos militares do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, a pista vai estar acessível a todos os visitantes que queiram, literalmente, pôr os pés (e as rodas) no terreno. Pode levar o seu veículo 4×4.

O programa completo do Dia do Fuzileiro 2025 está disponível nesta ligação:

Para os menos aventureiros, há ainda a possibilidade de embarcar num bote “Zebro III” ou num LARC no rio Coina, entre as 10h00 e as 15h00 — dependendo das condições de maré.

O evento começa às 08h00 com a abertura oficial do recinto e inclui uma eucaristia de ação de graças logo às 09h00. A partir das 09h30, há atividades para toda a família no “Espaço Fuzileiro”: slide, ponte do Himalaia, batismos de mergulho, airsoft, trampolins, insufláveis, futebol e jogos tradicionais. O objetivo é dar a conhecer melhor a missão, a história e os valores desta força da Marinha Portuguesa.

veículos militares antigos em exposição
© Escola dos Fuzileiros Uma das atrações é uma exposição de viaturas militares antigas.

Ao longo do dia, os visitantes poderão explorar várias exposições, paralelas ao Museu do Fuzileiro. Do helicóptero Lynx MK95 a drones, passando por viaturas militares antigas, realidade virtual, militaria e até um espaço dedicado ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). Há ainda presença confirmada do Clube Mercedes-Benz e de operadores de rádio da rede “Filhos da Escola”.

Às 12h00 realiza-se um dos momentos mais solenes do dia: a cerimónia militar de homenagem aos Fuzileiros mortos, junto ao respetivo monumento. Antes, às 10h30, está prevista a concentração dos antigos guiões no Largo do Museu do Fuzileiro, seguida do treino geral do bloco cerimonial.

O almoço convívio, com conceito street food e menu especial “Futuro Fuzileiro” pensado para os mais novos, acontece às 13h00. Já a tarde será dominada por momentos de lazer, música e demonstrações, entre as 14h30 e as 17h00: desde sushi e pastéis de nata a atuações de DJ’s, saxofonistas e grupos etnográficos.

O encerramento está marcado para as 21h00, colocando fim a um dia que celebra não só a história e o espírito de corpo dos Fuzileiros, como também a ligação entre a instituição e a sociedade civil. Uma ligação que, tal como a lama da pista, deixa marca. A entrada é livre e gratuita.