Notícias Hyundai quer “crescer nas empresas” e esmaga preço do IONIQ 5 em Portugal

Entrevista

Hyundai quer “crescer nas empresas” e esmaga preço do IONIQ 5 em Portugal

A Hyundai tem metas ambiciosas para Portugal, mas enfrenta vários desafios: entre eles, ganhar quota no mercado empresarial. Hyundai IONIQ 5 saltou para a linha da frente.

Hyundai IONIQ 5
© Hyundai

A ambição da Hyundai para o mercado europeu está definida: estar entre as cinco marcas mais vendidas na Europa. Em Portugal, o objetivo é mais modesto, mas não menos relevante: garantir um lugar entre as 15 marcas mais vendidas.

“A ambição da marca neste momento é garantir que consegue estar dentro do Top 15 das marcas nacionais”, afirmou João Pereira, diretor de comunicação e relações públicas da Hyundai Portugal, em entrevista à Razão Automóvel, durante a apresentação nacional do renovado Hyundai IONIQ 5.

João Pereira, diretor de comunicação e relações públicas da Hyundai Portugal
© Hyundai João Pereira, diretor de comunicação e relações públicas da Hyundai Portugal

Mas a longo prazo o objetivo da Hyundai Portugal é mesmo alinhar-se com a estratégia europeia e continuar a subir no ranking nacional. Para isso, está a apostar na renovação da gama e no aumento da sua quota de vendas a empresas.

“A nossa ambição não é ficarmos aqui. Este é o nosso desígnio atual.”

João Pereira, diretor de comunicação e relações públicas da Hyundai Portugal

De acordo com os números da ACAP, no primeiro semestre do ano a Hyundai ocupava o 14.º lugar entre as marcas mais vendidas no mercado nacional, com 3099 unidades matriculadas. Apesar de já figurar dentro do Top 15, o volume representa uma quebra de 16,7% face ao mesmo período de 2024.

Um bom problema na Hyundai

João Pereira não esconde que um dos principais desafios da marca em Portugal é “crescer nas empresas”. Um desafio inverso àquele que enfrenta a maioria das marcas em Portugal, que têm, normalmente, um maior volume de vendas nos canais empresariais. No mix de vendas da Hyundai Portugal acontece o oposto.

“A realidade da marca é um pouco distinta da realidade do mercado. Nós não sentimos dificuldade em conquistar clientes particulares para dentro da marca.”

João Pereira, diretor de comunicação e relações públicas da Hyundai Portugal

Um desafio que pode ser encarado como um «bom problema» porque os canais de vendas empresariais são normalmente menos rentáveis para as marcas. Por outro lado, é aí que se encontram os maiores volumes de vendas. Além de crescer nas empresas, outro desafio passa por “orientar e preparar a marca para dar mais resposta aos clientes”.

Descubra o seu próximo automóvel:

Hyundai IONIQ 5 com preço de ataque

O plano de crescimento junto das empresas já está em marcha. Para atrair os clientes empresariais, a Hyundai apostou forte no renovado IONIQ 5, agora com duas baterias (63 kWh e 84 kWh), quatro níveis de equipamento e uma versão de entrada para frotas com preço base de 29 990 euros (acrescido de IVA).

“Este preço permite posicionar o modelo num território onde nunca esteve antes”, sublinhou João Pereira, destacando a importância desta proposta para atrair novas empresas e chegar a um maior volume de vendas.

A expectativa da marca é que o IONIQ 5 represente entre 25% a 30% das vendas de elétricos da Hyundai em Portugal.

João Pereira, diretor de comunicação e relações públicas da Hyundai Portugal
© Hyundai João Pereira, diretor de comunicação e relações públicas da Hyundai Portugal.

Relativamente ao Inster, o mais recente e mais barato 100% elétrico da marca coreana, João Pereira afirma que está “claramente em linha com aqueles que são os objetivos de vendas” podendo superar as 900 unidades/ano.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?