Notícias Não parece, mas isto é um Mercedes-Benz GLS «vestido» para o apocalipse

Veículo blindado

Não parece, mas isto é um Mercedes-Benz GLS «vestido» para o apocalipse

Criada pela Dartz, uma empresa da Letónia, o Prombron Black Alligator mais não é que um Mercedes-Benz GLS pronto para o apocalipse.

Dartz Prombron Black Alligator MMXX

O Mercedes-Benz GLS é um dos SUV mais luxuosos que o dinheiro pode comprar, no entanto, há quem ache que este podia ser um pouco mais exclusivo… e seguro.

É aí que entra em ação a Dartz, uma empresa da Letónia conhecida pelos seus veículos blindados, mas que tem outras áreas de atividade, como construir carros para filmes.

Mas o destaque aqui é uma das suas últimas criações blindadas, o (respirem) Prombron Black Alligator MMXX Black Tiger Moon Edition, um autêntico «monstro blindado» que tem como base o… Mercedes-Benz GLS.

A NÃO PERDER: Este é o único Porsche 911 blindado de produção. Conhece a sua história
Dartz GLS
Neste caso a função impôs-se totalmente à forma.

Pois é, debaixo desta vistosa e angular carroçaria bicolor está um SUV que já mereceu elogios aqui na Razão Automóvel.

A substituição das linhas arredondadas do GLS pelas retilíneas do Black Alligator (vamos chamá-lo só assim pois o seu nome oficial é mais longo do que o de alguns membros da realeza) justifica-se pela sua nova armadura, a escolha ideal para quem quer um carro «à prova de tudo».

Além da carroçaria blindada o Dartz Black Alligator conta ainda com vidros traseiros escurecíveis eletricamente, identificadores de impressões digitais nos puxadores das portas (que estão bem simulados na carroçaria), puxadores esses que são… eletrificados para aumentar a segurança dos passageiros!

Prombron Black Alligator MMXX

Equipado com um motor V8 cujas especificações não foram reveladas — provavelmente o mesmo V8 4.0 l biturbo com 612 cv e 850 Nm que equipa o GLS 63 AMG — este «super-SUV» tem um interior opulento que contrasta com o aspeto militar do seu exterior.

Luxo a toda a prova

Numa era em que a maioria dos automóveis recorre a materiais sustentáveis e reciclados, o Dartz Prombron Black Alligator segue o caminho inverso e faz do couro um dos principais materiais no seu habitáculo.

E quando falamos de couro não nos referimos à pele proveniente de vacas como é habitual na indústria automóvel, mas sim de animais exóticos como crocodilos (no topo do painel de instrumentos), tubarões e mantas.

Além disso, o plástico usado nos botões do habitáculo foi trocado por ouro, material que está também presente nos rebordos dos novos mostradores analógicos que substituíram o ecrã que cumpria as funções de painel de instrumentos.

Quanto ao preço de toda esta opulência, a Dartz não o revelou, mas neste caso deve aplicar-se a máxima de que «se precisamos de perguntar quanto custa, então é porque não o podemos comprar».

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento