Notícias Nem Golf, nem 208. Dacia Sandero foi o mais vendido na Europa em janeiro de 2022

Mercado

Nem Golf, nem 208. Dacia Sandero foi o mais vendido na Europa em janeiro de 2022

O feito positivo do Dacia Sandero assumindo o primeiro lugar das vendas contrasta com a performance negativa do mercado europeu em janeiro de 2022.

Dacia Sandero ECO-G
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O Dacia Sandero foi o automóvel novo mais vendido na Europa em janeiro de 2022 — repete o feito alcançado em julho de 2021 —, ao mesmo tempo que o mercado automóvel europeu atingiu novos mínimos históricos.

A Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), fundada em 1991, nunca tinha registado volumes tão baixos no mês de janeiro, com o mercado a contrair 6,0% em relação a janeiro de 2021, fixando-se nas 822 423 unidades.

Uma contração justificada ainda pela falta de semicondutores que continuam a provocar todo o tipo de disrupções nas linhas de produção.

VEJAM TAMBÉM: Tesla Model 3 na Europa em 2021. O elétrico mais vendido e líder absoluto do segmento D
Dacia Sandero Stepway vs. Sandero Stepway ECO-G
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

É neste cenário difícil que vemos o Dacia Sandero, um dos automóveis mais baratos do mercado, chegar ao topo das vendas na Europa, deixando para trás o n.º 1 por defeito, o Volkswagen Golf.

O familiar compacto alemão não foi além da quarta posição, com os segundo e terceiro lugares a serem preenchidos pelos gauleses Peugeot 208 e 2008.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Felipe Munoz – Automotive (@carindustryanalysis)

O resultado sólido do Sandero reforça o que vimos em 2021, onde a elevada procura pelo modelo romeno, fez com que fosse o terceiro modelo mais vendido no «velho continente» (fonte: JATO). O que abre portas para voos mais altos em 2022.

Entre os 10 modelos mais vendidos em janeiro de 2022 na Europa, destaque para o oitavo lugar do Toyota Yaris Cross, que empurrou o Yaris para fora dos 10 mais vendidos — depois de ter sido o sétimo mais vendido em 2021 — e a entrada do Corolla para o 10.º lugar.

O «português» T-Roc também tem o potencial de ser o Volkswagen mais vendido na Europa em 2022, destronado o Golf, contando até com a vantagem de ter recebido recentemente uma renovação.

Destaque ainda para o nono lugar do Ford Puma, que se assume com o modelo mais vendido da marca da oval azul — feito já atingido em 2021 —, o que não deixa dúvidas sobre que modelo na gama é prioritário a receber os tão necessários chips.