Notícias Nissan Qashqai foi de um lado ao outro do Reino Unido com um depósito

Consumo

Nissan Qashqai foi de um lado ao outro do Reino Unido com um depósito

A terceira geração do sistema híbrido da Nissan promete mais eficiência e o Qashqai provou-o ao percorrer mais de 1300 km com um só depósito.

Nissan Qashqai e-Power travessia
© Nissan

O Nissan Qashqai vai ser atualizado mas a maior novidade está na estreia da terceira geração do sistema híbrido e-Power. E a promessa da marca japonesa é clara: melhores performances e um dos consumos mais baixos do segmento.

A terceira geração do sistema e-Power estreia um novo motor a gasolina mais eficiente (42% de eficiência térmica, um dos valores mais altos para um motor a gasolina) e uma unidade elétrica mais eficiente e compacta que antes. Resultado? Consumos e emissões mais baixos: 4,5 l/100 km e 102 g/km.

A Nissan decidiu colocar a eficiência anunciada à prova, percorrendo o Reino Unido de lés-a-lés — — de Land’s End a John O’Groats — com apenas um depósito de gasolina. O resultado superou as expectativas.

Após 18 horas de condução, repartidas por dois dias, o SUV nipónico terminou o trajeto de 1347 km com um consumo médio inferior ao anunciado pela marca, de apenas 3,76 l/100 km, e ainda com 160 km de autonomia disponível, superando a autonomia anunciada de 1200 km.

Curiosamente, não é a primeira vez que o Qashqai percorre o Reino Unido de uma ponta a outra. Em 2007, o Nissan Qashqai 1.5 dCi Diesel de primeira geração completou o mesmo percurso, estabelecendo uma referência em termos de eficiência de combustível na altura, com uma média de 4,2 l/100km.

Agora, 18 anos e três gerações depois, o modelo atual completa-a com um depósito de combustível 10 litros mais pequeno, associado a um sistema híbrido que se destaca, no mínimo, por ser invulgar.

Descubra o seu próximo automóvel:

Sistema híbrido invulgar

Embora seja um híbrido (sem carregamento externo), a terceira geração do sistema e-Power do Qashqai continua a diferenciar-se dos restantes sistemas por ser um híbrido em série e não em paralelo.

Resumidamente, o motor elétrico é o único de tração, com o motor a gasolina a servir exclusivamente como gerador de eletricidade (não está ligado às rodas). Ou seja, o Nissan Qashqai e-Power é uma espécie de elétrico… a gasolina. Ao invés de ter uma bateria grande, pesada e cara, o motor elétrico recebe a energia que precisa através do motor a gasolina.

Nissan e-Power terceira geração 5 em 1
© Nissan A Nissan concentrou num módulo só o motor elétrico com 151 kW (205 cv) de potência — mais 15 cv que antes —, o inversor, o redutor e aumentador, e o gerador.

Quando chega?

O novo Nissan Qashqai e-Power tem chegada prevista a Portugal no último trimestre deste ano. Os preços ainda não foram definidos, mas prevê-se que sejam similares aos do atual, que tem preços a começar nos 43 905 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal