Notícias Confirmado. Toyota vai mesmo produzir versão «road legal» do TS050 Hybrid

De Le Mans para a tua garagem

Confirmado. Toyota vai mesmo produzir versão «road legal» do TS050 Hybrid

Que bomba! O Toyota GR Super Sport Concept vai mesmo avançar. Inspirado no Toyota TS050 Hybrid que venceu as 24 Horas de Le Mans 2018, será um GT1 dos tempos modernos.

Obrigado Toyota. No rescaldo da tão ansiada vitória nas 24 Horas de Le Mans, a Toyota anunciou aquilo que todos queríamos ouvir: o Toyota TS050 Hybrid vai dar origem a um modelo de estrada.

Dito por outras palavras, a Toyota pretende lançar um modelo — exclusivo e de produção limitada — que vai trazer para a estrada toda a tecnologia empregue no «super» Toyota TS050 Hybrid. Será muito similar ao Toyota GR Super Sport Concept apresentado há seis meses.

Mais de 1000 cv de potência

Além da monocoque em carbono e restantes componentes (esquema de suspensões e travões), também o motor será oriundo do vencedor de Le Mans. Falamos de um bloco 2.4 litros V6 bi-turbo auxiliado pelo mais avançado sistema híbrido da Toyota: o Toyota Hybrid System-Racing (THS-R).

Toyota Gazoo GR Super Sport Concept
Recorda todas as declarações da marca sobre o lançamento deste modelo, neste artigo.

Dito por outras palavras o que a Toyota está a propor à humanidade é que, dentro em breve, um punhado de sortudos tenham a possibilidade de ter na garagem um LMP1. Ou se preferirem, um GT1 dos tempos modernos — lembras-te dos Porsche 911 GT1 e Mercedes CLK GTR?

Para os mais esquecidos, ou para os mais novos aqui fica:

O mundo vai ser um lugar melhor…

Sim, nós sabemos que a versão de produção do Toyota GR Super Sport Concept estará ao alcance de muito poucos. Mas ainda assim, o mundo será um lugar melhor graças à existência desta máquina.

A NÃO PERDER: Como é que a Toyota chegou a Portugal?
Toyota Gazoo GR Super Sport Concept

Quanto a nós, comuns mortais, resta-nos sonhar com modelos mais mundanos. E por acaso, enquanto escrevo estas linhas, lembro-me de outro Toyota.

Não tão radical, não tão exclusivo, mas muito, mesmo muito divertido. Estou a referir-me ao Toyota Yaris GRMN.

 Mas parece que até esses esgotam em apenas 72 Horas….

RELACIONADO: Toyota TS040 HYBRID: no covil da máquina nipónica