Notícias eDriveZones. Híbridos da BMW passam para modo elétrico sozinhos em zonas de baixas emissões

Tecnologia

eDriveZones. Híbridos da BMW passam para modo elétrico sozinhos em zonas de baixas emissões

Nova tecnologia BMW eDriveZones permite aos seus modelos híbridos plug-in passar automaticamente para modo 100% elétrico em zonas urbanas de baixas emissões.

BMW 530e Touring
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A BMW traz para Portugal, em conjunto com a portuguesa Critical TechWorks, a sua mais recente tecnologia BMW eDriveZones, que está a ser desenvolvida desde 2019.

Uma tecnologia que permite aos seus modelos híbridos plug-in reconhecerem zonas urbanas designadas de baixas emissões, mudando automaticamente o seu modo de circulação para 100% elétrico. Uma necessidade à medida que a eletrificação se torna, cada vez mais, a palavra de ordem no mercado automóvel.

E onde vemos vários países a limitar a entrada de veículos em várias zonas das suas cidades, com permissão apenas para aqueles que consigam circular em modo 100% elétrico nas zonas de baixas emissões.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o BMW iX3. Valeu a pena transformar o X3 num elétrico?

Já disponível em algumas cidades portuguesas

Numa primeira fase, a tecnologia BMW eDriveZones estará já disponível nas cidades de Lisboa, Porto e Braga.

Trata-se de uma das várias tecnologias da estratégia de sustentabilidade do BMW Group, com a qual a marca de Munique pretende incentivar os seus clientes a fazer uso do modo 100% elétrico dos seus veículos híbridos plug-in, promovendo deslocações sem emissões em áreas urbanas.

Brevemente, este sistema chegará a mais cidades e mais modelos híbridos plug-in da marca, sendo este considerado mais um passo pela BMW no caminho para a redução efetiva da emissão de gases de efeito de estufa.

BMW 530e Touring
BMW 530e Touring © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A BMW eDriveZones tem como objetivo baixar os níveis de emissões em áreas urbanas, melhorando o estilo de vida dentro das cidades, e estará disponível nos seguintes modelos:

Jaime Vaz, da equipa de desenvolvimento da Critical TechWorks, afirma que “o BMW eDriveZones estabelece um novo padrão na indústria pela sua singularidade. Esta é a prova de que tecnologia pode contribuir muito para um futuro mais sustentável e estamos muito contentes por ver a Critical TechWorks a trabalhar no seu desenvolvimento.

Já Massimo Senatore, Diretor Geral da BMW Portugal, diz que “esta tecnologia vem complementar as medidas já implementadas pelo BMW Group na área da sustentabilidade”, contando-se entre elas, de em 2030 “50% das vendas totais do grupo corresponderem a veículos eletrificados”.