Notícias BAC Mono R. Agora ainda mais radical

Goodwood Festival of Speed

BAC Mono R. Agora ainda mais radical

A BAC escolheu o Goodwood Festival of Speed para revelar o seu segundo modelo, o Mono R, uma versão hardcore do seu monolugar.

BAC Mono R

É sem dúvida um dos mais estranhos modelos road legal que o dinheiro pode comprar e acabou de receber uma versão ainda mais radical. O BAC Mono R é a mais recente criação da empresa britânica que já nos tinha oferecido o Mono “normal” e veio aumentar ainda mais as capacidades já reconhecidas ao monolugar.

Revelado no Goodwood Festival of Speed, face ao BAC Mono, o Mono R não só tem mais potência como é mais leve. Assim, do 2.5 l desenvolvido em parceria com a Mountune, a BAC foi capaz de extrair mais 35 cv, alcançando um total de 345 cv e uma potência específica de 138 cv/litro, um valor recorde entre motores road legal naturalmente aspirados, segundo a BAC.

Para conseguir este aumento de potência, a BAC e a Mountune aumentaram o diâmetro dos cilindros e ofereceram ainda ao Mono R uma tomada de ar inspirada nas usadas pelos modelos de Fórmula 3. A acrescentar a tudo isto, a entrega de potência e binário foi também otimizada passando das 7800 rpm para as 8000 rpm.

VÊ TAMBÉM: A110 é soft? O Alpine A110S dá-te mais cavalos e um chassis mais focado
BAC Mono R

Dieta rigorosa para melhorar a performance

Nem só de mais potência é feito o Mono R e a prová-lo está o facto de a BAC ter parecido levar à letra a máxima defendida por Colin Chapman afirmava “Simplifica e adiciona leveza”. Assim, a versão mais radical do Mono viu o seu peso reduzir em cerca de 25 kg, passando para uns ainda mais leves 555 kg.

Para conseguir esta redução de peso, a BAC recorreu a fibra de carbono com grafeno (uma estreia em carros de estrada), a um chassis em magnésio (material também usado em componentes da transmissão), um chão em titânio e carbono e travões de carbono cerâmico.

VÊ TAMBÉM: Elétricos da Tesla passam a contar para cálculo das emissões de CO2 da… FCA
BAC Mono R

Tudo isto permite ao BAC Mono R cumprir os 0 aos 96 km/h em apenas 2,5s e atingir os 273 km/h de velocidade máxima. Quanto ao preço o BAC Mono R custa, no Reino Unido, a partir de 190 950 libras (cerca de 213 mil euros).

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)