Notícias Gasta muito mas não interessa. Audi RS 6 bate novo recorde de vendas

Mercado

Gasta muito mas não interessa. Audi RS 6 bate novo recorde de vendas

As vendas da Audi RS 6 Avant não param de aumentar, apesar desta geração (C8) já estar à venda desde 2019. Audi Sport esfrega as mãos.

Audi RS6 C8 Portugal
© Audi Sport

A atual geração (C8) da Audi RS 6 Avant registou o melhor desempenho comercial de sempre no primeiro semestre de 2025. Apesar de já conhecermos a nova geração da A6 Avant, a RS 6 da geração anterior mantém-se disponível e está registar um número recorde de encomendas.

Em declarações ao jornal alemão Automobilwoche, Alina Seysen, porta‑voz da Audi para vendas e marketing, revelou que as encomendas de modelos Audi Sport (que incluem apenas os modelos com sigla RS) aumentaram cerca de 41 % até junho comparativamente ao período homólogo de 2024. E o principal responsável é precisamente a Audi RS 6.

Os consumos anunciados pela marca para a RS 6 são de 12,2 l/100 km (277 g de CO₂/km). Um valor que pode subir quanto mais descer o «pedal» do pé direito.

Em Portugal, A Audi RS 6 (C8) já não consta do configurador da marca, mas um telefonema para a um dos concessionários da marca poderá desviar uma das últimas unidades a serem produzidas. Um telefonema que poderá sair caro: recordamos a marca dos anéis pedia cerca de 175 mil euros pela RS 6.

Interesse na Audi RS 6 aumentou porquê?

Tal como referido, os valores registados pela Audi RS 6 Avant nesta fase do seu ciclo de vida poderão ter uma explicação simples. A marca de Ingolstadt já confirmou que a próxima geração da RS 6 Avant vai adotar um sistema híbrido plug-in, um fator que pode estar a levar os clientes mais tradicionais a tentar conquistar uma unidade do modelo atual antes da eletrificação parcial.

Recordamos que a atual Audi RS 6 recorre a um motor 4,0 litros V8 sem qualquer auxílio elétrico, capaz de entregar 630 cv de potência nas versões Performance. A aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em apenas 3,6 segundos.

Audi RS6 Avant
© Audi Os anos parecem não pesar à Audi RS 6 (geração C8). Está em comercialização desde 2019.

As rivais alemãs da RS 6

Do lado das suas principais rivais, a Mercedes-AMG ainda não lançou a versão E 63 da nova geração do Classe E, estando ainda a estudar qual a melhor solução. No caso da BMW M5 Touring, a adoção de um sistema híbrido plug-in teve um efeito positivo nas encomendas. Apesar das críticas devido ao excesso de peso, as encomendas (sobretudo no EUA) têm superado as expectativas da marca.

Questões tecnológicas à parte, parece que o reinado das supercarrinhas alemãs está para continuar. Este é um campo onde as marcas premium alemãs continuam a ter a primeira e a última palavra.