Notícias Audi RS4 Avant revelada. Tem 450 cv e é um regresso às origens

Salão de Frankfurt 2017

Audi RS4 Avant revelada. Tem 450 cv e é um regresso às origens

A Audi revelou em Frankfurt a nova Audi RS4 Avant. Chega ao mercado em 2018.

audi_rs4_avant

Revelada no mesmo azul “Noggaro Blue” da primeira Audi RS2 Avant, a geração B9 da RS4 Avant foi umas das estreias mundiais apresentadas em Frankfurt pela marca dos anéis, ao lado do novo Audi R8 V10 RWS de tração traseira.

O inconfundível look RS

As diferenças face à Audi A4 Avant ou até à Audi S4 Avant são mais do que muitas e começam logo no exterior.

FRANKFURT Audi R8 V10 RWS, o mais divertido de sempre?

Às cavas das rodas 30 milímetros mais largas do que na Audi A4 Avant junta-se os para-choques traseiro e dianteiro específicos desta versão RS. Os dois escapes ovais repetem um já conhecido elemento estético da musculada da carrinha alemã.

Audi RS4 Avant B9
Estas jantes de 20 polegadas são opcionais. De série a RS4 Avant vem equipada com jantes de 19 polegadas.

Interior

No interior os detalhes RS são mais do que muitos. Os bancos, revestimentos e acessórios são específicos desta versão e transpiram desportividade. Faz swipe nas próximas imagens para veres as imagens do interior da nova Audi RS4 Avant.

As características técnicas

Não penses em “mais cavalos”, porque aqui a alteração fez-se apenas no binário, com a cavalagem a manter-se inalterada face à anterior geração.

O motor é o mesmo 2.9 TFSI biturbo com seis cilindros em V que encontramos no Audi RS5, com 456 cv de potência e 600 Nm de binário. Esta potência é entregue às quatro rodas através de uma caixa automática tiptronic de 8 velocidades, especialmente afinada para este modelo.

Audi RS4 Avant B9

A Audi RS4 Avant é capaz de cumprir o sprint dos 0-100 km/h em 4,1 seg. e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitados eletronicamente. Com o pacote opcional Performance, é possível aumentar a velocidade máxima para os 280 km/h. Como opcional surge também um diferencial traseiro autoblocante desportivo.

RELACIONADO: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

Para além das alterações operadas ao nível da motorização, a Audi RS4 Avant também sofreu uma dieta, vendo o seu peso reduzido para os 1790 kg.

Audi RS4 Avant B9

Em relação à Audi A4 Avant, a RS4 Avant é 7 milímetros mais baixa, graças à suspensão desportiva RS de série. Em opcional está o Dynamic Ride Control, que acrescenta a suspensão adaptativa a este modelo. É possível equipar este modelo também com travões em cerâmica.

Motor Porsche…onde é que já vimos isto?

Não há como esconder a origem do motor que equipa a nova Audi RS4, um 2.9 litros V6 biturbo desenvolvido pela Porsche e que equipa também o novo Porsche Panamera.

Audi RS4 Avant B9

Juntem este facto à cor azul e temos uma reedição não oficial da Audi RS2, que infelizmente a Audi optou por não assumir. Podemos ler no comunicado da marca que este é um “modelo visualmente inspirado no Audi 90 quattro IMSA GTO”.

A Audi RS4 Avant pode ser encomendada a partir de outubro, as primeiras unidades começam a chegar aos vários mercados europeus no ínicio de 2018.