Notícias Audi celebra os 25 anos do motor TDI

Audi celebra os 25 anos do motor TDI

A Audi está a celebrar o 25º aniversário dos motores TDI. Tudo começou em 1989, no Salão de Frankfurt.

A par da tecnologia Quattro, os motores TDI são uma das grandes bandeiras tecnológicas e comerciais da Audi. Por cada dois automóveis que a Audi vende, um está equipado com motorizações TDI.

Introduzido em 1989, durante o Salão de Frankfurt, o motor 2.5 TDI de cinco cilindros com 120cv e 265Nm foi o responsável pelo começo de uma nova era para a marca dos anéis, subsidiária do Grupo Volkswagen. Com uma velocidade de ponta de quase 200km/h e um consumo médio de 5.7 L/100km, esta motorização foi revolucionária para a época, pela sua eficiência e performance.

audi TDI 2

Passados 25 anos, a evolução dos motores TDI é notória. A marca relembra que durante este período “a potência dos motores TDI aumentou mais de 100%, enquanto que as emissões reduziram em 98%. Nesta jornada de  duas décadas e meia, um dos pontos altos terá sido, sem dúvida, a vitória da marca alemã nas 24 de LeMans com o Audi R10 TDI.

VEJAM TAMBÉM: Uma Volkswagen Amarok 4.2 TDI? Assim até dá gosto trabalhar…

Hoje, a Audi comercializa um total de 156 variantes equipadas com o motor TDI. Uma tecnologia que só não está presente no Audi R8 e que se disseminou por todas as marcas generalistas do Grupo Volkswagen. Fiquem com o vídeo que celebra este marco: