Notícias AMR Pro. Versão mais radical do Aston Martin Valkyrie já foi revelada

Revelação

AMR Pro. Versão mais radical do Aston Martin Valkyrie já foi revelada

Só serão construídos 40 exemplares do Aston Martin Valkyrie AMR Pro, que será homologado para uma utilização apenas em circuito.

Aston-Martin-Valkyrie-AMR-Pro

A Aston Martin acaba de mostrar as primeiras imagens oficiais da versão AMR Pro do Valkyrie, que só poderá ser usada em pista e da qual só serão construídas 40 unidades.

Desenvolvido em conjunto com a Red Bull Advanced Technologies, o Aston Martin Valkyrie AMR Pro conta com uma imagem mais agressiva, fruto de uma aerodinâmica que gera o dobro da força descendente do modelo de estrada, que vimos pela primeira vez no Salão de Genebra de 2019.

Além da aerodinâmica, especialmente otimizada para uma utilização em circuito e que leva a que este AMR Pro seja capaz de gerar forças de 3G em curva, também o chassis e a suspensão foram revistos.

A NÃO PERDER: Aston Martin vai lançar desportivo 100% elétrico já em 2025
Aston-Martin-Valkyrie-AMR-Pro

Para manter o peso controlado, a carroçaria e os triângulos da suspensão são em fibra de carbono. Já o para-brisas e os vidros laterais são em Perspex, um plástico leve e muito resistente.

Mas é no motor que encontramos as principais diferenças para a versão homologada para andar em estrada e que é 266 mm mais curta. É que este AMR Pro livrou-se do complexo e pesado sistema híbrido de 1130 cv do Valkyrie e passou a equipar, em vez disso, um motor V12 de 6.5 litros — de origem Cosworth — capaz de debitar mais de 1000 cv e de subir até às 11 000 rpm.

Aston-Martin-Valkyrie-AMR-Pro
As duas versões do Valkyrie lado a lado.

A marca de Gaydon continua a não revelar as performances que este “monstro das pistas” será capaz de atingir, mas garante que um dos objetivos que tem em mente para o Aston Martin Valkyrie AMR Pro é estabelecer a volta mais rápida de sempre no circuito de Le Mans.

LEIAM TAMBÉM: Aston Martin Vantage F1 Edition: a versão que pode comprar do Safety Car da Fórmula 1

A confirmar-se, este Valkyrie AMR Pro será mais rápido que um LMP1 no mítico circuito de La Sarthe, o que só por si já é verdadeiramente notável. Contudo, nada disso será surpresa para a equipa da fabricante britânica, que compara as prestações deste modelo às de um Fórmula 1 atual.

Aston-Martin-Valkyrie-AMR-Pro

A Aston Martin ainda não revelou o preço destes 40 exemplares que vai construir do Valkyrie AMR Pro, mas já fez saber que as primeiras entregas vão acontecer no final deste ano.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Aston Martin DBS Superleggera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin DBS Superleggera (725 cv). O MAIS POTENTE do canal