Notícias Este Skoda Enyaq consegue levar mais carga que todos os outros

Arranque a Frio

Este Skoda Enyaq consegue levar mais carga que todos os outros

O Skoda Enyaq ganhou uma versão Cargo no Reino Unido, que prescinde dos lugares traseiros e ganha uma antepara em plástico.

Skoda Enyaq Cargo com bagageira e portas traseiras abertas
© Skoda

O novo Skoda Enyaq Cargo transporta-nos para um tempo em que o mercado estava cheio de derivados de turismos, ou seja, ligeiros de passageiros convertidos para ligeiros de mercadorias.

Hoje até faria sentido regressarem em força com os elétricos: não pagam ISV, nem IUC e o IVA é totalmente dedutível (empresas). Há pelo menos um, o Citroën ë-C3 Van, mas dificilmente recupera o romance de um Saxo Cup Enterprise ou de «uma» Ibiza GT TDI van.

No caso do SUV elétrico checo, a conversão é feita pela empresa Strongs Plastic Products. O Enyaq Cargo perde os lugares traseiros, mas ganha um piso de carga plano em plástico com pontos de fixação e divisórias amovíveis.

Não podia faltar a clássica e necessária antepara (em plástico) para separar o espaço de carga do espaço para o condutor e passageiro. E os vidros traseiros são agora escurecidos.

Bancos dianteiros com divisória em plástico atrás
© Skoda

O Cargo é baseado no Enyaq 85 — motor elétrico traseiro com 210 kW (286 cv), bateria de 82 kWh, e até 580 km de autonomia (ciclo WLTP) —, ou no 85x, com tração integral.

A conversão custa cerca de 2092 euros (+IVA), limita-se ao mercado britânico e só está disponível para empresas.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.