Demanda

Lotus Mark I. Onde está o primeiro Lotus construído pelo seu fundador?

A Lotus Cars celebra 70 anos, e está a lançar uma campanha para encontrar o Lotus Mark I, o primeiro Lotus concebido por Colin Chapman, fundador da empresa.

No que toca a pequenos construtores, é impossível não apreciar a Lotus. Fundada em 1948 por Colin Chapman, nunca abandonou, felizmente, a abordagem do fundador ao automóvel. “Simplify, then add lightness” é o mote que resume a Lotus desde sempre, originando no processo automóveis referenciais como o Seven, o Elan, ou o mais recente Elise.

São 70 anos de vida, muitos deles com a existência ameaçada, mas agora, nas mãos da Geely, parece ter a estabilidade necessária para enfrentar o futuro.

O 70º aniversário da Lotus já foi marcado pelo lançamento de algumas edições especiais dos seus modelos; pelo atingir de um marco significativo, a produção do seu carro n.º 100 000, o qual pode ser vosso, por pouco mais de 20 euros; e agora a marca britânica lança um desafio completamente distinto: o de encontrar o primeiro automóvel Lotus construído por Colin Chapman, o Lotus Mark I.

Lotus Mark I

O primeiro automóvel a ostentar o nome Lotus foi um carro de competição construído por Chapman na garagem dos pais da sua namorada, em Londres. Dado as limitações do carro de origem, um modesto Austin Seven, o jovem engenheiro teve a primeira oportunidade de por em prática as suas teorias e princípios — que permanecem válidos até aos dias de hoje — para incrementar a performance e desafiar rivais melhor preparados.

Lotus Mark I

Nada foi deixado incólume no pequeno Austin Seven na transformação para o eficaz carro de corridas Lotus Mark I: esquema e configuração da suspensão modificados, reforço do chassis, painéis de carroçaria leves e garantindo que os componentes que sofrem danos frequentes em competição pudessem ser rapidamente substituídos. A traseira foi também estendida e passou a incluir duas rodas sobresselentes, o que permitiu uma melhor distribuição de pesos garantindo mais tração.

RELACIONADO: Lotus Cars celebra 70 anos, a queimar borracha. E o futuro promete

Construído à mão com a ajuda de amigos e da sua namorada, futura mulher Hazel — e até co-piloto — o Lotus Mark I conheceu sucesso imediato nas primeiras provas que competiu (em corridas cronometradas sobre pisos de terra), com a obtenção de duas vitórias na sua classe. Engenheiro incansável, rapidamente os ensinamentos conseguidos no Mark I foram postos em prática no desenvolvimento do Lotus Mark II, surgido no ano seguinte.

Lotus Mark I replica
Não é o Lotus Mark I original, mas sim uma réplica construída com base na muita documentação existente sobre o Mark I

Onde é que está o Lotus Mark I?

Com o Mark I substituído pelo Mark II, Chapman colocaria o carro à venda em 1950, colocando um anúncio na publicação Motor Sport. O carro seria vendido em novembro, e a única coisa que se sabe sobre o novo proprietário é de que residia no norte de Inglaterra. E desde então perdeu-se o rasto do primeiro Lotus feito.

Já houve tentativas anteriores para encontrar o carro, mas até agora sem sucesso. A Lotus dirige-se agora aos seus fãs e entusiastas, para encontrar o seu primeiro carro, como podemos ler na mensagem Clive Chapman, filho de Colin Chapman e diretor da Classic Team Lotus:

O Mark I é o santo graal da história da Lotus. Foi a primeira vez que o meu pai foi capaz de colocar as suas teorias para melhorar a performance em prática desenhando e construindo um automóvel. Localizar este Lotus referencial, enquanto celebramos o 70º aniversário, seria um feito monumental. Queremos que os fãs aproveitem esta oportunidade para ver em todas as garagens, barracões, celeiros que sejam permitidos. É até possível que o Mark I tenha saído do Reino Unido e adoraríamos saber se sobrevive noutro país.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Quantos híbridos a Toyota já vendeu na Europa?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Já foram vendidos dois milhões de híbridos Toyota na Europa

Mais artigos em Clássicos