Notícias Toyota Hilux ajuda a bater recorde de velocidade… em patins sobre o gelo

Arranque a Frio

Toyota Hilux ajuda a bater recorde de velocidade… em patins sobre o gelo

O recorde de velocidade para um patinador de… velocidade foi recentemente batido, mas contou com o auxílio de uma Toyota GR DKR Hilux T1+.

Toyota Hilux GR DKR T1+ e Kjeld Nuis durante a tentativa recordista
© Red Bull

Kjeld Nuis, campeão mundial e olímpico de patinagem de velocidade, acrescentou ao currículo um novo recorde, atingindo uns impressionantes 103 km/h sobre a superfície gelada do lago Savalen, na Noruega.

Bateu o seu anterior recorde de 93 km/h, obtido quatro anos antes e também com a Red Bull. Mas, desde então, “a meta dos 100 km/h atormentava-me”, admitiu Nuis.

Para atingir os 103 km/h precisou de uma «ajudinha», que veio na forma de uma canópia para o proteger da resistência ao ar e de… uma Toyota GR DKR Hilux T1+ para a puxar.

VEJAM TAMBÉM: Quantos cavalos de potência tem o corpo humano?

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Red Bull Portugal (@redbullpor)

Um veículo mais habituado a areia e pedras do que um lago gelado, tendo Seth Quintero, jovem piloto de 19 anos, aos seus comandos.

Mesmo sem ter de lidar totalmente com as forças aerodinâmicas, o esforço de Kjeld Nuis foi enorme: “Foi muito duro para o meu corpo”.

kjeld nuis, recorde velocidade sobre o gelo
© Red Bull

“Eu literalmente voei sobre o gelo. Às vezes até me soltava do gelo. Patinar tão rápido é tecnicamente desafiante e requer precisão.”, continuou.

“Este é realmente o máximo que é possível nos patins”, rematou Nuis. Será? Talvez o próprio nos responda a essa questão no futuro… com mais uma tentativa.

kjeld nuis, recorde velocidade sobre o gelo
Toyota Hilux GR DKR T1+ a ter um importante papel na obtenção deste recorde de patinagem de velocidade. © Red Bull

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.