Notícias Não está a ver mal. Este é o FIAT Panda mais estreito do mundo

Arranque a Frio

Não está a ver mal. Este é o FIAT Panda mais estreito do mundo

Obriga a olhar duas vezes, mas este FIAT Panda super-estreito é real e totalmente funcional. A ambição? Conseguir o recorde de carro mais estreito do mundo.

FIAT Panda super-estreito com Andrea Marazzi
© Andrea Marazzi

Admitimos que este FIAT Panda super-estreito também obrigou-nos a olhar duas vezes. Mas não é foto-montagem, não é algo criado por inteligência artificial ou um erro na Matrix: é mesmo real.

O seu autor é italiano, chama-se Andrea Marazzi e demorou 12 meses para transformar o seu Panda de 1993 no carro que ele quer que seja o mais estreito do mundo: com apenas 50 cm de largura, dificilmente o título lhe escapará. O comprimento de 3,4 m e a altura de 1,45 m são idênticos ao carro dador.

Fiat Panda super-estreito, frente
© Andrea Marazzi O autor refere que tentou usar o máximo de peças originais do carro e, temos que admitir, o resultado final surpreende e mexe com a nossa percepção.

Continua a ter quatro rodas, mas os lugares passam a ser dois. Como dá para perceber, para o conduzir, só mesmo com os cotovelos de fora. E sentar atrás, parece ser uma impossibilidade.

Claro que teve de prescindir do pequeno motor a gasolina de 1100 cm3 do Panda original. Marazzi recorreu a um motor elétrico diminuto de 24 V que permite atingir os 15 km/h — e já deve assustar… A autonomia? 25 km.

Andrea Marazzi não pode conduzir o seu Panda super-estreito na via pública, mas promete intrigar muitas pessoas em eventos, feiras e exposições.