Notícias Um elétrico com caixa manual? O BYD e3 tem, mas…

Arranque a Frio

Um elétrico com caixa manual? O BYD e3 tem, mas…

Esta versão especial do BYD e3, um pequeno sedã elétrico vendido na China, não prescinde do terceiro pedal e do clássico padrão em H da caixa manual.

BYD e3

Esta versão do BYD e3 prescinde da caixa redutora de uma velocidade típica nos elétricos e no seu lugar encontramos uma caixa manual de cinco velocidades, onde nem sequer falta o pedal da embraiagem.

Os elétricos não precisam, por norma, de transmissões com múltiplas relações (manuais ou automáticas) devido à disponibilidade instantânea de binário dos motores elétricos (apesar de poder ser útil ter mais que uma relação, como o Porsche Taycan já demonstrou).

Então o que levou a BYD a colocar uma transmissão manual no seu e3?

VEJAM TAMBÉM: Caixa manual com os dias contados? Não no Porsche 911 GT3

É que esta versão do BYD e3 foi desenvolvida em específico para… escolas de condução. E, curiosamente, veio responder aos desejos de muitos futuros condutores que queriam aprender a operar uma caixa manual.

Fica por saber em mais detalhe como é que esta transmissão manual e o motor elétrico funcionam em conjunto, mas sabemos que existem vários modos de condução: Economy, Teaching, Throttle Lock e Sports (este só está disponível na versão automática).

Dado a especificidade desta versão, seja em manual ou automático (nem falta um segundo pedal de travão do lado do instrutor), não está disponível para venda ao público.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Com qual destes modelos o Skoda Enyaq iV partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Enyaq iV. Já conduzimos o primeiro SUV elétrico da Skoda