Notícias Este novo elétrico chinês tem uma assistente holográfica

Arranque a Frio

Este novo elétrico chinês tem uma assistente holográfica

E se o o teu carro tivesse uma assistente holográfica? É o que já podemos encontrar no Bestune E01, um novo SUV elétrico chinês.

assistente holográfica Ver vídeo

Hoje em dia já é possível “falar” com o nosso automóvel e até nos responde de volta, mas esta assistente holográfica leva essa interação a outro nível.

É uma das características do Bestune E01, o novo elétrico desta marca chinesa (antes chamava-se Besturn) com ambições premium — marca pertencente ao mais conhecido grupo FAW, fundada em 2009.

O E01 é um SUV elétrico com uma volumetria similar à de um Mercedes-Benz GLC. O único motor elétrico que tem debita 190 cv e tem uma bateria de 61,34 kWh que permite uma autonomia de 450 km (NEDC).

VÊ TAMBÉM: Proibido de conduzir por usar sistema de infoentretenimento? Aconteceu na Alemanha

Mas é no seu interior que tudo fica mais interessante. No topo do tabliê vemos o que parece ser uma “caixa” fechada em forma de cristal e no seu interior “reside” a nossa assistente holográfica. Há várias figuras à escolha para lá da que vemos no vídeo.

Tal como quando usamos os comandos por voz, podemos pedir à nossa assistente para regular o ar condicionado ou alterar a estação de rádio… No entanto, apesar do holograma, o Bestune E01 não prescinde dos ecrãs; tem três no total (infoentretenimento, painel de instrumentos e outro para controlo de várias funções, como a climatização).


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.