Notícias “Ver” para lá das curvas? É possível, com o sistema I2V da Nissan

CES 2019

“Ver” para lá das curvas? É possível, com o sistema I2V da Nissan

A Nissan chama-lhe Invisible-to-Visible, ou I2V e alia o trabalho dos sensores do carro a informação na Cloud. Tudo para aumentar a segurança e o conforto dos carros do futuro.

Nissan Invisível-para-Visível (I2V)

Como sabes, ultimamente muitas marcas de automóveis têm aproveitado o CES, em Las Vegas, para dar a conhecer os seus avanços tecnológicos. Uma dessas marcas é a Nissan, que aproveitou o salão de tecnologia que está a decorrer entre 8 e 12 de janeiro para dar a conhecer o sistema Invisível-para-Visível, ou I2V.

Este sistema conjuga as informações provenientes de sensores do automóvel com dados provenientes da Cloud. Isto faz com que este não só seja capaz de acompanhar o que rodeia o automóvel como também de antecipar o que está para acontecer (por exemplo, o que está por trás de um edifício ou ao virar da esquina).

O I2V é também capaz de monitorizar os passageiros do automóvel através de sensores internos para antecipar um possível momento de assistência, para encontrar algo ou para uma pausa.

VÊ TAMBÉM: Porque é que Steve Jobs conduzia um SL 55 AMG sem matrícula?

O sistema criado pela Nissan é ainda capaz de conectar os condutores e os passageiros a outras pessoas presentes no mundo virtual (designado Metaverse), tornando possível que essas pessoas surjam no veículo sob a forma de avatares tridimensionais.

Nissan Invisível-para-Visível (I2V)
O sistema criado pela Nissan alia as informações recolhidas pelos sensores do carro às informações existentes na Cloud.

Assistência em condução autónoma e manual

O sistema I2V está preparado para funcionar tanto em condições de condução autónoma como manual. Quando o carro circula de forma autónoma, o sistema procura tornar mais confortável e agradável o tempo passado dentro do automóvel, sendo até capaz de, por exemplo, durante a condução à chuva projetar o cenário de um dia solarengo no interior do automóvel.

Já durante a condução manual, as informações recolhidas (através da tecnologia Omni-Sensing) são reveladas ao condutor em sobreposição ao campo de visão (como acontece com o Jarvis presente no fato do Iron Man). Estas informações ajudam o condutor a avaliar o que o rodeia e a preparar-se para curvas com fraca visibilidade, condições de superfície de estrada irregular ou trânsito em sentido contrário.

O sistema I2V vai ainda apresentar informações sobre o trânsito e o tempo de chegada estimado. O sistema vai ainda ser capaz de comunicar detalhes exclusivos para informar o condutor acerca da estrada e até fornecerá sugestões alternativas, como qual a melhor faixa em situações de trânsito lento.

Por fim, com este sistema o condutor vai poder contactar um condutor profissional através do Metaverse para obter instruções em tempo real. Este surge como um avatar ou como um ghost car para demonstrar qual a melhor forma de conduzir num determinado percurso.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Nissan 370Z Nismo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Uma semana INTEIRA ao volante do Nissan 370Z Nismo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Uma semana INTEIRA ao volante do Nissan 370Z Nismo