Notícias Foi assim que se testou o ABS em autocarros e camiões

Arranque a Frio

Foi assim que se testou o ABS em autocarros e camiões

A Mercedes-Benz foi pioneira no desenvolvimento e introdução do ABS em veículos ligeiros. Mas os seus autocarros e camiões não ficaram esquecidos…

Teste ABS autocarro Mercedes-Benz Ver vídeo

O sistema de travagem anti-bloqueio eletrónico, vulgo ABS, foi introduzido pela primeira vez num automóvel de produção há 40 anos. A honra coube ao Mercedes-Benz Classe S (W116), até porque foi a marca alemã em colaboração com a Bosch que desenvolveram o sistema.

Mas não se ficou pelos automóveis ligeiros. A Mercedes-Benz também aplicou a tecnologia aos seus autocarros e camiões, que passaram a ser equipados de série com estes sistemas em 1987 e 1991, respetivamente.

Naturalmente, antes de serem introduzidos nos seus veículos “peso-pesados”, tiveram de passar por uma fase de desenvolvimento e testes, os quais podemos observar no vídeo que hoje vos trazemos.

E por vezes os testes assumem contornos mais dramáticos e espetaculares, com autocarros e camiões a serem levados ao limite em superfícies de baixa aderência e mistas.

Os vários 360 efetuados pelo autocarro são de virar a tripa… Tudo em nome da nossa segurança!

RELACIONADO: Foi há 40 anos que o ABS chegou a um automóvel de produção

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que tipo de veículo é o novo SEAT eXS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A SEAT apresentou uma… trotinete elétrica. Conhece a SEAT eXS