Notícias Num minuto, 90 anos de furgonetas da Citroën

Arranque a Frio

Num minuto, 90 anos de furgonetas da Citroën

As furgonetas, ou carrinhas compactas da Citroën celebram 90 anos de existência. Recordemo-las todas, da icónica 2CV à mais recente Citroën Berlingo.

Citroën 2CV Mini-van Ver vídeo

A nova Citroën Berlingo acaba de ser apresentada, oportunidade aproveitada pela marca para dar a conhecer todas as suas antecessoras — a primeira, a C4 Fourgon ou Van, foi lançada em 1928.

Talvez a mais icónica das pequenas carrinhas da marca francesa tenha sido a 2CV Fourgonette ou Mini-van, lançada em 1951, derivada do icónico 2CV. A sua sucessora, lançada em 1978, foi chamada de Acadiane, baseada no Diane. Mais conhecida entre nós, a C15, baseada no Visa, surgiria em 1984 e manter-se-ia em produção durante 20 anos, vendendo mais de 1,1 milhões de unidades.

Em 1996, conhecemos a primeira geração da Berlingo, que acabou por redefinir o segmento, ao apresentar um perfil único, integrando o volume de carga e habitáculo num só. A segunda geração surge em 2008 e este ano, conhecemos o mais recente capítulo, na sua terceira geração, do bem sucedido modelo.

De referir a importância de Portugal para esta história, com a unidade de Mangualde a ter um preponderante papel na produção de todos estes modelos, à exceção do C4 Fourgon.

RELACIONADO: PSA apresenta novos comerciais Partner, Berlingo e Combo

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Além de Mangualde, onde é mais produzido o Citroën Berlingo?