Glórias do Passado

Conhece o «super» Citroën 2CV que alinhou do Lisboa-Dakar

Chama-se «Bi-Bip 2 Dakar» e foi construído com um propósito, participar no Lisboa-Dakar em 2007. Um modelo que visitou recentemente a propriedade de Lord March, Goodwood.

O Citroën 2CV que podem ver nas imagens, nasceu da mente de Stephane Wimez. Este francês quis alinhar no Dakar com um propósito: publicitar a sua própria empresa, que se dedica à venda de peças e acessórios para os modelos 2CV e Mehari. Parece que funcionou… aqui estamos nós a falar sobre ela.

Para poder alinhar no Dakar, Wimez inspirou-se numa versão original da marca francesa: o Citroën 2CV Sahara (nas imagens).

Citroën 2CV Sahara
O Citroën 2CV Sahara original. A musa inspiradora do «Bi-Bip 2 Dakar».

Um modelo que se diferenciava dos 2CV «normais» por recorrer a dois motores (um na dianteira e outro na traseira) de modo a oferecer tração integral. Ao todo foram apenas produzidas 694 unidades deste modelo — que hoje podem superar os 70 000 euros no mercado de clássicos. Foi com base neste que nasceu o «Bi-Bip 2 Dakar», um 2CV Sahara bi-motor com 90 cv de potência e capaz de alinhar na prova rainha do todo-o-terreno.

RELACIONADO: Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.

O primeiro e último Dakar em que o «Bi-Bip 2 Dakar» participou, teve a sua partida em Lisboa, portanto é muito possível que alguns de vocês tenham fotografias deste modelo no telemóvel — que naquela altura tiravam fotografias com a resolução de uma batata, verdade seja dita.

Citroën 2CV Sahara
Este modelo foi a resposta da Citroën à necessidade que algumas pessoas tinham por um veículo 4X4 nos meios rurais.
Citroën 2CV Sahara
Aqui é possível ver a ventoinha responsável pela refrigeração do pequeno motor bi-cilindro refrigerado a ar. Uma espécie de Porsche 911 com menos quatro cilindros… e bem, ficamos por aqui. Pensando melhor não têm nada a ver.

Sabes responder a esta?
Quantas vitórias somou o Mitsubishi Pajero no Dakar?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos