Notícias Esta berlina elétrica é a resposta da MG às marcas premium

Apresentação

Esta berlina elétrica é a resposta da MG às marcas premium

A MG revelou em Goodwood uma nova geração de modelos 100% elétricos, com ambições premium. O novo IM5 é a berlina de visual executivo.

MG IM5
© MG

Não é a primeira vez que a IM Motors é referida na Razão Automóvel. IM são as iniciais para Intelligence in Motion (inteligência em movimento) e identificam a nova marca premium da SAIC, que entra agora na Europa pelo Reino Unido e através da MG, que também faz parte do gigante chinês.

A estreia aconteceu no Goodwood Festival of Speed, onde estivemos presentes, logo com dois modelos, o MG IM5 e o MG IM6, com o primeiro a ser uma berlina elétrica de visual executivo e elegante, e o segundo o SUV correspondente, com a mira apontada ao Tesla Model Y.

Os modelos vistos em Goodwood não tinham o logótipo da MG, mas o da IM Motors, reforçando a separação no posicionamento destes modelos, como já acontece na China, onde os IM já são comercializados.

MG IM5
© MG MG IM5 já se estreou na lendária rampa de Goodwood.

Mais de 700 cv e 700 km de autonomia

Concentremo-nos no IM5 (chamado de L6 na China). Na berlina de 4,93 m de comprimento encontramos linhas fluidas e muito aerodinâmicas, que terminam numa secção traseira com uma linha de tejadilho quase ao jeito de um coupé. Atrás, a linha em LED a toda a largura tem um visual muito ao jeito da Aston Martin.

As especificações vão ao encontro das ambições: arquitetura de 800 V a permitir carregamentos rápidos que podem chegar aos 350 kW, o que se traduz em 17 minutos para ir dos 10% aos 80% do estado de carga da bateria.

O MG IM5 terá duas baterias disponíveis: 75 kWh ou 100 kWh. Na versão de maior autonomia, anuncia 711 km em ciclo combinado WLTP. Mas além da autonomia, o IM5 promete destacar-se igualmente em performance, especialmente na versão mais potente, designada… Performance.

Esta conta com novos motores elétricos designados Hurricane, em ambos os eixos, podendo chegar aos 752 cv e aos 802 Nm de binário. Os 0 aos 100 km/h demoram apenas 3,2s. Fica agora por confirmar as especificações das restantes versões.

Do ponto de vista dinâmico o MG IM5 também tem novidades, que inclui uma função específica do controlo de estabilidade para quando entra em aquaplanagem, prometendo uma redução em torno dos 80% no risco de derrapagem face aos sistemas tradicionais.

Equipa ainda um novo sistema de quatro rodas direcionais, capaz de facilitar as manobras em ambiente urbano, reduzindo o diâmetro de viragem para menos de 10 metros (9,98 m). Fica ao nível de alguns citadinos.

Executivo e tecnológico

Uma vez a bordo, o maior destaque do MG IM5 é o enorme ecrã horizontal com uma dimensão de 26,3″, que se prolonga desde a consola central até à área em frente ao condutor. No entanto, não está sozinho, uma vez que, mais abaixo, ao centro, há ainda um outro, de 10,5″, destinado à climatização e a diversas outras configurações.

interior do MG IM5
Ao contrário da versão chinesa, o IM5 “europeu” conta com um volante redondo e não uma espécie de “yoke”.

Através do ecrã principal, é possível controlar o sistema de som com um total de 20 altifalantes… alguns deles no tejadilho. Ainda assim, não falta um teto panorâmico, vidros duplos laminados e assentos com diversas possibilidades de ajuste (elétrico) e ventilação.

Quando chega o MG IM5?

O MG IM5 por agora só irá estar disponível no Reino Unido, estando a sua comercialização no restante continente europeu ainda em análise. Uma análise que se justifica por ser necessário considerar as tarifas de importação da União Europeia aplicadas aos elétricos produzidos na China.

MG Cyber X
© MG A revelação do IM5 foi antecedida por uma apresentação de Jozef Kabaň (à esquerda), o Vice-Presidente do Centro de Design Global da SAIC Motor, com a presença do original MG Cyber X.

Para o Reino Unido, no entanto, os preços da gama já estão totalmente definidos. O MG IM5 tem um preço base de 39 450 libras (45 512 euros) na versão Standard com a bateria de 75 kWh e de 44 995 libras (51 910 euros) na versão Long Range, com a opção de 100 kWh. A opção mais potente da gama (Performance) tem um preço base de 48 495 libras (55 948 euros).

Apresentação MG Cyber X antecipa novo SUV elétrico e tem faróis escamoteáveis