Notícias Lamborghini mais potente de sempre é um Fenomeno

Monterey Car Week 2025

Lamborghini mais potente de sempre é um Fenomeno

O Lamborghini mais potente de sempre chama-se Fenomeno e será limitado a 30 unidades.

© Lamborghini

Depois do Temerario e do Revuelto, a Lamborghini levou ao Monterey Car Week 2025 o novo Fenomeno que passa a ser o modelo mais potente de sempre da marca italiana.

Mas ao contrário dos «irmãos», o Fenomeno não é de produção em série, mas sim de produção limitada, o último de uma linhagem iniciada em 2007 com o Reventón. Serão feitas apenas 30 unidades, cada uma por perto de 3,5 milhões de euros… E todas já têm dono.

Em declarações à Autocar, Stephan Winkelmann, diretor-executivo da Lamborghini, diz que o Fenomeno é um “tributo ao Countach original e ao início da era dos supercarros”. Mas está longe de ser retro ou de o tentar ser, como aconteceu com o (também limitado) Countach LPI 800-4 de 2021.

Disse ainda que “alguns” dos elementos visíveis vão servir de inspiração para guiar o design dos futuros Lamborghini, “embora seja demasiado cedo para dizer quais”, avançou.

Lamborghini mais potente de sempre

Baseado no Revuelto, o Fenomeno herda deste a mesma cadeia cinemática híbrida plug-in: motor V12 atmosférico de 6,5 litros com três motores elétricos de fluxo axial.

Mas o Fenomeno reclama mais 80 cv que o Revuelto, fixando-se nos 1095 cv. Desses, 835 cv são fornecidos pelo motor a combustão às 9250 rpm. Passa a ser o V12 mais potente de sempre a equipar um modelo da marca italiana e aquele com a maior potência específica: 128 cv/l.

Lamborghini Fenomeno — traseira
© Lamborghini As óticas traseiras distintas em “Y” marcam a traseira do Fenomeno. Será que as veremos em outros Lamborghini?

Mas o ganho de potência não se deve apenas às melhorias feitas no motor V12. O sistema elétrico também foi revisto e conta agora com uma bateria de 7 kWh — em vez dos 3,4 kWh do Revuelto — desenvolvida especificamente para o Fenomeno. Esta permite uma descarga superior de energia, contribuindo com mais 50 cv para a potência máxima combinada do sistema.

Ao contrário de outros híbridos plug-in, mais preocupados com a eficiência e autonomia, no Fenomeno o foco foi apenas um: performance. Não admira que a Lamborghini nem sequer refira quantos quilómetros é possível fazer em modo elétrico, se é que interessa alguma coisa para um dos futuros proprietários.

Quanto dá?

Muito. Afinal, estamos a falar de um Lamborghini, pelo que chamar-lhe de rápido parece, por vezes, ser insuficiente.

Badge "Fenomeno"
© Lamborghini

A Lamborghini indica para o Fenomeno o mesmo peso a seco do Revuelto: 1772 kg. Um valor significativo, ao qual ainda é preciso adicionar combustível e outros fluídos (o que pode acrescentar mais de 100 kg), mas o acréscimo de potência dá alguma vantagem ao Fenomeno.

No habitual exercício dos 0 aos 100 km/h, o Fenomeno leva escassos 2,4 segundos a cumpri-lo — 0,1s mais rápido que o Revuelto, mas, por outro lado, 0,1s mais lento que o Ferrari SF90 XX. Os 200 km/h são atingidos em 6,7s (7,1s para o Revuelto) e continua acelerar para lá dos 350 km/h (a marca não específica).

Como referimos no início, só serão feitos 30 Lamborghini Fenomeno, mas só vão ser entregues 29. Um deles vai diretamente para o museu da marca.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini