Notícias Kia EV5 europeu chega este ano. Descubra as diferenças para o chinês

Apresentação

Kia EV5 europeu chega este ano. Descubra as diferenças para o chinês

Depois de já estar em comercialização na China desde 2023, o Kia EV5 vai ser agora lançado na Europa, com adaptações significativas.

Kia EV5 dianteira 3/4
© Kia

A Kia acabou de revelar finalmente as especificações do EV5 destinado ao mercado europeu, quase dois anos depois de termos conhecido o modelo que já se encontra em comercialização na China.

Para este lado do globo, existem algumas diferenças importantes, sendo que a principal está na química das baterias. Enquanto no mercado chinês, o EV5 é comercializado com baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), na Europa o SUV da Kia vai recorrer a baterias NMC (níquel, manganês e cobalto).

Esta opção garante maior uma densidade energética, melhor desempenho em climas frios, mais potência e dimensões mais compactas. Para a Europa, serão duas as opções em termos de capacidade, 60,3 kWh e 80,4 kWh, mas ambas com a mesma química. Isto traduz-se numa autonomia de até 530 km (ciclo WLTP), na versão base, e de até 505 km (WLTP) na versão GT-Line.

Kia EV5 traseira 3/4
© Kia O Kia EV5 segue a linguagem de design que a marca sul-coreana tem incluído nos seus modelos mais recentes.

No que diz respeito a carregamentos, o sistema elétrico do Kia EV5 pode usar corrente alternada (AC) até 11 kW, e corrente contínua (DC) até 150 kW. Neste caso, o EV5 precisa apenas de 30 minutos para passar dos 10% aos 80%.

Assente na já conhecida plataforma E-GMP — comum aos EV6, EV9, EV3 e EV4 — o EV5 vai chegar à Europa apenas com tração dianteira, recorrendo a um motor elétrico com 160 kW (217 cv), capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos.

Na China, o Kia EV5 é também proposto com uma versão de tração integral com 225 kW (305 cv), mas esta não deverá chegar à Europa, pelo menos não numa fase inicial.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quem sai aos seus…

Desenvolvido segundo a filosofia de design “Opposites United” da Kia, o EV5 segue a linguagem visual da nova família elétrica da marca. A dianteira destaca-se por uma secção ampla e horizontal, com assinatura luminosa em “Star Map”.

A silhueta cúbica reforça o visual SUV, com guarda-lamas quadrados e jantes de 18″ (19″ na versão GT-Line) com padrões geométricos.

Com 4,61 m de comprimento e 2,75 m de distância entre eixos, o Kia EV5 promete um habitáculo espaçoso e versátil. No interior, sobressai o painel panorâmico que integra a instrumentação e o ecrã central, ambos com 12,3″. Mas, além destes, ainda existe um terceiro ecrã de 5″ dedicado à climatização.

Os bancos traseiros podem ser rebatidos quase até um plano horizontal, expandindo a capacidade da bagageira de 566 l para 1650 l. O Kia EV5 vem ainda equipado com uma frunk (bagageira dianteira) com uma capacidade de 44,4 litros.

O Kia EV5 “europeu” não dispensa funções como a travagem regenerativa, as atualizações over-the-air (OTA), ou a capacidade de carregamento bidirecional (V2L e V2G). Além disso, tem uma capacidade de reboque máxima de 1200 kg.

Os sistemas de ajuda à condução do Kia EV5 incluem o Highway Driving Assist 2.0 com deteção de mãos no volante e o Remote Smart Parking Assist 2.0, que permite estacionar remotamente o veículo.

Quando chega o EV5?

O lançamento do Kia EV5 na Europa está previsto para o segundo semestre deste ano, que começou agora em julho. No entanto, os preços para Portugal ainda não foram revelados.

Além do mercado europeu, este SUV da Kia será também lançado na Coreia do Sul no mesmo período. Nos EUA, as vendas deverão começar no início de 2026. Em termos de rivais, o Kia EV5 tem a “mira” apontada a modelos como o Audi Q4 e-tron, o Nissan Ariya ou mesmo o Hyundai IONIQ 5.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?