Notícias Aston Martin revela Vantage ainda mais potente

Apresentação

Aston Martin revela Vantage ainda mais potente

Potência não era problema no Vantage, mas a Aston Martin decidiu dar-lhe ainda mais: fiquem a conhecer o Vantage S.

Aston Martin Vantage S dianteira
© Aston Martin

Depois de um regresso marcante, mas ainda com margem para afinar a fórmula, o Aston Martin Vantage ganha agora uma versão S — a primeira desde 2018.

E a receita é conhecida: mais potência, mais performance e maior apuro dinâmico. Não é uma reinvenção, mas um «aperfeiçoamento cirúrgico» para melhor enfrentar rivais como o recentemente apresentado Ferrari Amalfi.

Aston Martin Vantage S dianteira
© Aston Martin Aston Martin Vantage S

O que mudou?

Se o atual Vantage já era o mais potente de sempre (produzido em série) com 665 cv, o Vantage S eleva a fasquia: o motor 4.0 V8 biturbo passa a entregar 680 cv de potência máxima (e 800 Nm de binário), mais 15 cv.

Embora este seja passe a ser o Vantage de produção em série mais potente de sempre, o título absoluto ainda continua a pertencer ao Vantage V12 (2022) de produção limitada, com 700 cv.

Descubra o seu próximo automóvel:

O Aston Martin Vantage S resulta de uma série de evoluções técnicas pensadas para refinar o comportamento dinâmico e tornar este desportivo mais ágil, mais preciso e, sobretudo, mais envolvente. Entre essas evoluções temos o uso de novos apoios para o motor ou a ligação sólida (sem casquilhos de borracha) da subestrutura traseira à carroçaria.

A potência acrescida aliada à otimização do sistema Launch Control resultou numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos (-0,1s que antes) e dos 0 aos 200 km/h em 10,1 segundos — ainda assim, perde um segundo para o Ferrari Amalfi. A velocidade máxima mantêm-se nos 325 km/h.

Os engenheiros da Aston Martin também afinaram cuidadosamente o peso e a resposta do pedal do acelerador, com calibrações distintas consoante o modo de condução selecionado.

Como seria de esperar, a suspensão também foi alvo da atenção da equipa da Aston Martin. Os amortecedores adaptativos Bilstein DTX, por exemplo, foram recalibrados para proporcionar maior sensibilidade no eixo dianteiro e mais conforto a baixa velocidade. A geometria também sofreu alterações.

Estilo à altura da performance

Para garantir que o Vantage S se distingue visualmente dos outros, a Aston Martin dotou-o de um novo spoiler traseiro, que ocupa toda a largura da tampa da bagageira. Mas não é só para o estilo: contribui com 44 kg de downforce adicional à velocidade máxima, elevando o total para 111 kg.

Aston Martin Vantage S perfil
© Aston Martin Além dos 44 kg de downforce permitidos pelo spolier, as atualizações no fundo da carroçaria permitem obter os 67 kg de downforce à velocidade máxima em falta: 111 kg no total. Entre os novos elementos há um novo defletor de ar dianteiro.

No interior, os detalhes não foram esquecidos. A versão S distingue-se pelos revestimentos em Alcantara e pele Accelerate, inserções em fibra de carbono com acabamento acetinado e múltiplas referências visuais à nova versão. Estão ainda disponíveis vários pacotes de personalização interior.

Quando chega?

O Aston Martin Vantage S fará a sua estreia dinâmica já este fim de semana no Goodwood Festival of Speed, onde será protagonista na famosa rampa.

Relacionado De bradar aos céus. Conduzimos o Aston Martin Vantage Roadster

As encomendas já estão abertas para ambas as carroçarias Coupé e Roadster, com as primeiras unidades a serem entregues durante o quarto trimestre de 2025. Para Portugal, os preços não foram divulgados.

Sabe esta resposta?
Qual é a velocidade máxima do McLaren Speedtail?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Speedtail. Este é o McLaren mais rápido de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Speedtail. Este é o McLaren mais rápido de sempre