Notícias O Aston Martin DBX está mais potente e ultrapassa Ferrari Purosangue

Apresentação

O Aston Martin DBX está mais potente e ultrapassa Ferrari Purosangue

O Aston Martins DBX ganhou o sufixo "S" que se traduz em mais potência — ultrapassando o rival Ferrari Purosange — e, opcionalmente, menos peso,

Aston Martin DBX S - 3/4 de frente
© Aston Martin

O Aston Martin DBX já era um dos SUV a combustão mais potentes do mercado, cortesia do 4.0 V8 biturbo by AMG que entrega 707 cv. Mas há quem queira sempre mais e a marca de Gaydon não costuma desapontar: dêem as boas vindas ao DBX S.

Os 727 cv anunciados são apenas mais 20 cv do que antes, mas é o suficiente para superar a potência de um dos seus maiores rivais: o Ferrari Purosangue. Mas a diferença é marginal: apenas 2 cv separam os dois SUV — na batalha dos números, até as diferenças mais pequenas importam.

De resto, podiam ser «siameses». O Aston Martin DBX S iguala o Purosangue na aceleração até aos 100 km/h e na velocidade máxima: 3,3s e 310 km/h, respetivamente. A diferença está na sua preferência de banda sonora: o tom grave e ribombante do V8 biturbo do Aston ou o tom mais agudo e acutilante do V12 atmosférico do Ferrari.

Aston Martin DBX S - 3/4 de traseira
© Aston Martin Para se aproximar daquilo a que chama um “supercarro em formato SUV”, a Aston Martin recorreu a algumas soluções estreadas no Valhalla, como os turbocompressores e outros componentes internos.

Mais potente, mas também mais leve

Mas a Aston Martin não se limitou a «massajar» apenas o V8 biturbo — herdou do Valhalla vários componentes, incluindo os turbocompressores —, também fê-lo passar por uma dieta que pode retirar até 47 kg aos mais de 2300 kg que acusa na báscula.

Só tem um senão: obriga a fazer uma visita à lista de opcionais. É lá que vai encontrar um novo tejadilho em fibra de carbono que, por si só, retira 18 kg. Em simultâneo, elimina as barras do tejadilho, reduzindo o peso em mais alguns quilos.

Também pode optar pelas novas jantes de 23″ em magnésio, o que reduz em 19 kg as massas não suspensas — são 75% mais leves que em aço, metade do peso em titânio e um terço mais leves que em alumínio. Se quer ir mais longe na luta contra os quilos, pode até optar por uma nova grelha frontal em policarbornato.

© Aston Martin

Com estas soluções, o centro de gravidade desce e a agilidade aumenta, o que se agradece num SUV de luxo e de alta performance com estas dimensões e peso. Ainda assim, o rival italiano é mais leve: anuncia 2033 kg a seco, mas mesmo adicionando todos os fluídos em falta, continua a ser mais leve que o Aston Martin DBX S.

De resto, a caixa automática de nove velocidades tem passagens de relação mais rápidas, sobretudo nos modos de condução desportivos; a suspensão pneumática e os amortecedores eletrónicos foram revistos; e a direção é 4% mais direta. A Aston Martin diz que a carroçaria do DBX S inclina apenas 1,5º, graças ao sistema ativo de controlo de rolamento.

Visual desportivo e requinte britânico

No exterior, o Aston Martin DBX S destaca-se pelo novo difusor traseiro, pelos quatro escapes empilhados e pela grelha frontal preta em alumínio… ou policarbonato. O emblema “S” nas cavas das rodas e as jantes de 23” em alumínio forjado (que vêm de série) reforçam a presença dinâmica.

No interior, o DBX S estreia um novo padrão herringbone nos bancos, que se estende ao tejadilho caso opte pelo teto em carbono. O revestimento em Alcantara é de série, sendo possível optar por couro semi-anilina para um ambiente mais luxuoso. Depois, os cintos vermelhos, os logótipos “S” bordados e as aplicações metálicas completam o ambiente mais exclusivo desta versão.

Aston Martin DBX S - interior
© Aston Martin

A tecnologia também não foi esquecida — o sistema de infoentretenimento foi desenvolvido internamente. O sistema de som de série oferece 800 W de potência, mas existe um opcional assinado pela Bowers & Wilkins com 1600 W e 23 altifalantes, concebido à medida do habitáculo.

Para quando?

O novo Aston Martin DBX S já está disponível para encomenda, com as primeiras entregas previstas para o último trimestre deste ano. Mas os preços não foram ainda anunciados — o DBX de 707 cv tem preços a começar acima dos 330 mil euros.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Aston Martin DBR22?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin DBR22. Ode ao passado para festejar uma década de modelos especiais