Notícias Nova aplicação portuguesa substitui os velhos postos SOS das autoestradas

Segurança

Nova aplicação portuguesa substitui os velhos postos SOS das autoestradas

Em tempo de férias e viagens longas, esta aplicação pode fazer a diferença numa situação de emergência. Chama-se SOS Autoestradas e é gratuita.

mão a segurar telemóvel com app SOS Autoestradas
© APCAP

Estamos em plena época de férias. Mais quilómetros, mais trânsito, mais gente na estrada e também mais imprevistos. Por isso, se vai viajar por autoestrada nos próximos dias, há uma aplicação que pode fazer a diferença em caso de avaria, furo, acidente ou de qualquer outra ocorrência que implique a imobilização do seu carro.

Criada pela APCAP (Associação Portuguesa das Concessionárias de Autoestradas), esta app chama-se SOS Autoestradas e permite pedir assistência sem sair do carro. Está disponível para dispositivos Android, Apple iOS e é totalmente gratuita.

Autoestrada A2 com fila de transito
© Razão Automóvel

O funcionamento é simples, até para quem não é adepto de tecnologias. Graças ao sistema de GPS dos smartphones, em caso de emergência esta aplicação consegue partilhar a localização do veículo de forma automática, incluindo o sentido da marcha e até a via em que está parado. A promessa da APCAP é simples: uma assistência que chega mais depressa e de forma mais segura.

Além da rapidez e comodidade, a utilização desta aplicação evita eventuais deslocação aos postos SOS das autoestradas.

Recordamos que de acordo com a legislação nacional (Regulamento de Segurança das Infraestruturas Rodoviárias) e diretivas europeias relativas à segurança nas redes rodoviárias transeuropeias (TEN-T) os postos SOS devem estar colocados, no máximo, de dois em dois quilómetros. Agora, há outro meio de contacto à distância de um smartphone.