Notícias Será desta? Elon Musk volta a prometer Tesla Roadster

Produção

Será desta? Elon Musk volta a prometer Tesla Roadster

Elon Musk garante que o novo Tesla Roadster está a caminho e vai deixar as pessoas sem reação — já passaram quase oito anos desde a sua revelação.

Tesla Roadster - frente
© Tesla

Depois de várias promessas e suposições, a verdade é que estamos quase a completar o oitavo aniversário desde que Elon Musk revelou a segunda geração do Tesla Roadster. Ainda assim, quase oito anos depois, ainda nenhum exemplar chegou à estrada.

Os atrasos sucessivos são tão numerosos como as declarações grandiosas de Elon Musk sobre o seu supercarro elétrico. Algumas das mais recentes são que vai ser “o melhor carro desportivo de sempre”, mas também “o último grande automóvel para quem gosta de conduzir”.

Na sua rede social X, Musk voltou a referir que o novo Tesla Roadster vai entrar em produção ainda este ano. E deixou no ar a promessa para “a demonstração mais épica de sempre até ao final do ano”, sem se referir em específico ao modelo.

Como em todas as outras vezes, estas declarações não foram suportadas por nada de concreto: nem datas, nem especificações ou valores.

Desenvolvimento continua

Para enquadrar melhor em que ponto está o Tesla Roadster 2.0, além dos comentários de Musk, temos agora as palavras de Lars Moravy, vice-presidente dea engenharia de veículos da Tesla, proferidas durante o evento X Takeover.

Primeiro começou por confirmar que o Tesla Roadster continua em desenvolvimento e que será o “último e melhor dos carros para conduzir” antes dos computadores tomarem o lugar, dado o foco do construtor na condução autónoma.

Tesla Roadster - 3/4 de traseira
© Tesla

Como já passaram tantos anos, Moravy referiu que ele e a equipa passaram muito tempo nos últimos anos a “repensar o que fizemos, porque é que o fizemos e o que tornaria um último grande carro para conduzir verdadeiramente entusiasmante.”

“Temos vindo a melhorá-lo cada vez mais e é até um pouco mais do que um carro. Mostrámos ao Elon algumas demonstrações impressionantes (…) e tecnologia em que temos trabalhado, e ele ficou bastante entusiasmado.”

Lars Moravy, vice-presidente dea engenharia de veículos da Tesla

Recordamos que há uns anos, o Tesla Roadster 2.0 até iria ter «foguetes» — mini propulsores de ar comprimido —, com tecnologia da Space X, para garantir acelerações inéditas num carro de produção. Elon Musk até referiu na altura que, graças aos foguetes, até poderia “voar”. Não admira que tenha dito que este carro será “algo que não volta a repetir-se”.

Última tentativa antes de um inevitável futuro

As promessas são muitas e variadas, mas os atrasos sucessivos e a falta de informação concreta continuam a lançar dúvidas sobre se o Roadster 2.0 chegará a ver a luz do dia. E se chegar à produção, fica por confirmar se virá nos moldes inicialmente prometidos. O que é certo é que é ainda possível pré-reservar o novo modelo.

Caso chegue a ser produzido, este será o primeiro desportivo da Tesla desde o modelo original lançado em 2008. Poderá também ser “o último automóvel com um foco tão grande na condução pura”, de acordo com Musk.

O contexto ajuda a perceber esta afirmação: com o avanço da inteligência artificial e dos sistemas de condução autónomos, a visão da Tesla é de relegar o condutor para um papel mais secundário, até desaparecer totalmente. O que deixará pouco espaço para automóveis com este tipo de características.

Entre promessas e incertezas, uma coisa parece certa: se o novo Roadster chegar ao mercado, será mais um capítulo imprevisível na história da Tesla.