Notícias Já sabemos que motor vai equipar o FIAT 500 Hybrid

Produção

Já sabemos que motor vai equipar o FIAT 500 Hybrid

A FIAT tinha apostado tudo no 500 elétrico, mas o mercado falou mais alto: o motor de combustão regressa agora ao citadino italiano.

FIAT 500 Hybrid linha de produção
© FIAT

A FIAT já tem tudo a postos para começar a produção do 500 Hybrid, que vai arrancar em novembro, na fábrica de Mirafiori, em Turim, meses antes do que estava inicialmente previsto.

O percurso deste 500 tem sido tudo menos linear. Depois do lançamento da terceira geração exclusivamente elétrica em 2020, a FIAT parecia ter mais um sucesso entre mãos, com os primeiros dois anos a registarem vendas fortes e encorajadoras. Mas depois começaram a cair e nunca mais pararam. A produção já foi suspensa várias vezes.

FIAT 500 Hybrid produção
© FIAT Produção do FIAT 500 Hybrid na fábrica de Mirafiori.

A queda nas vendas era compensada, em parte, pelo antecessor, ainda a combustão, que se manteve em comercialização até 2024. Mas depois disso, o 500 como que desapareceu das tabelas de vendas. Para contexto, a FIAT tinha como objetivo produzir cerca de 80 mil unidades por ano, mas em 2024 não chegou sequer às 24 mil unidades.

O mercado falou mais alto — procura por elétricos não cresceu como previsto e há muito mais pequenos elétricos no mercado com preços mais convidativos —, o que justifica esta reviravolta.

A FIAT vê-se obrigada a dar um passo atrás, tomando uma decisão que deve ser inédita na indústria: o 500 que foi concebido apenas para ser elétrico, torna-se no primeiro a ser convertido para usar um motor de combustão.

Descubra o seu próximo automóvel:

A produção do novo 500 Hybrid arranca no mês de novembro e até ao final do ano vão ser produzidas apenas 5000 unidades. Mas em 2026, a ambição é produzir 100 mil unidades do novo 500 Hybrid.

Um velho conhecido

O FIAT 500 Hybrid vai estar equipado com um motor já conhecido da gama italiana, o 1.0 Firefly de três cilindros, com 70 cv de potência máxima, associado a um sistema mild-hybrid de 12 V e a uma caixa manual de seis velocidades. É a cadeia cinemática que ainda equipa o Panda, ou melhor, o Pandina.

“É uma motorização popular que oferece o melhor equilíbrio entre prazer de condução, baixos consumos e custos de utilização”, pode ler-se no comunicado.

A FIAT aproveitou a ocasião para atualizar o habitáculo do 500 Hybrid, contando com um ecrã central novo de 10,5’’, painel de instrumentos digital de 7’’ e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Entre os sistemas de assistência à condução disponíveis contam-se a travagem de emergência automática, manutenção na via de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

Tal como o 500 elétrico, também o 500 Hybrid vai estar disponível em três variantes de carroçaria: três portas, 3+1 (com terceira porta lateral de abertura invertida) e Cabrio.

1.0 Firefly
© FIAT Motor FIAT 500 Hybrid

Quando chega?

Ainda não foi anunciada uma data oficial para o lançamento comercial, mas considerando o número limitado de unidades que vão ser produzidas este ano, é de esperar que o FIAT 500 Hybrid chegue aos concessionários portugueses no início de 2026. Os preços também permanecem por revelar.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos