Notícias Novo SUV elétrico da Skoda será também o maior de todos

Fotos-espia

Novo SUV elétrico da Skoda será também o maior de todos

O novo SUV 100% elétrico da Skoda também será o maior da marca, com até sete lugares. Já o apanhámos em testes. Tudo o que sabemo

© Razão Automóvel

Faz pouco mais de um mês desde que a Skoda revelou um primeiro teaser daquele que será o seu próximo SUV elétrico. Além de prometer grande autonomia, destaca-se pelo espaço a bordo: terá até sete lugares e será o maior SUV da Skoda de sempre.

A revelação está para breve e já foi «apanhado» durante os testes de inverno. Como se vai chamar? Não sabemos, mas tudo indica que poderá chamar-se Space.

Sabemos, sim, que o novo modelo deverá posicionar-se no topo da gama da Skoda e competir com propostas como o Kia EV9, BYD Tang ou o Hyundai IONIQ 9.

O que já sabemos?

Com o lançamento previsto para 2026, os detalhes em torno do novo SUV elétrico da Skoda ainda são escassos e a densa camuflagem dos protótipos também não ajuda.

Ainda assim, as imagens do teaser já reveladas permitem perceber que deverá ser versão de produção do protótipo Vision 7S, apresentado em 2022, que estreou a nova linguagem de estilo Modern Solid.

Detalhes como a assinatura luminosa em “T”, na dianteira e traseira, ajudam a reforçar a sensação de largura deste modelo, que deverá ter 4,9 m de comprimento — mais do que os 4,75 m do Kodiaq, o maior SUV da marca até agora.

O interior ainda está no segredo dos deuses, mas deverá apostar num equilibrio entre tecnologia digital e comandos físicos.

Quem o confirmou foi Peter Olah, responsável pelo design de interiores da marca, na revelação do Vision 7S: “Sabemos que um painel de bordo que apenas tem um ecrã gigante parece algo moderno e «limpo», mas os estudos que fizemos com os nossos clientes, mostram a sua preferência por ter alguns botões e comandos físicos para funções frequentemente usadas e importantes, e nós tivemos isso em mente quando projetámos o interior”.

600 km de autonomia? É possível

O novo SUV elétrico da Skoda vai assentar na já conhecida plataforma MEB e deverá estar disponível com versões de tração traseira e integral, com potências que poderão variar entre os 150 kW (204 cv) e os 250 kW (340 cv).

Para alcançar os prometidos 600 km de autonomia (ciclo WLTP), deverá recorrer à bateria de 91 kWh (86 kWh úteis), a mesma usada nos Volkswagen ID.7 e ID. Buzz, que é maior do que a bateria de 82 kWh (77 kWh úteis) usada pelo Enyaq e Elroq.

Quando chega?

Como já referimos, a chegada do maior SUV elétrico da Skoda ao mercado está prevista para 2026, mas a apresentação deverá acontecer ainda este ano.

foto-espia Skoda SUV elétrico, frente 3/4
© Razão Automóvel

Se tivéssemos de apostar, diríamos que a sua primeira aparição pública deverá acontecer no Salão de Munique, em setembro.

Sabe esta resposta?
Que modelo da Skoda serviu de base para o desenvolvimento de uma pick-up nos anos 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun