Autopédia Porque é que as matrículas espanholas não têm vogais?

Curiosidades

Porque é que as matrículas espanholas não têm vogais?

Em vigor desde o final da década de 90, o sistema de matrículas espanhol abdica da presença de letras vogais. Fiquem a saber porquê.

Pormenor matrícula espanhola

Até há uns anos, visitar Espanha ou cruzarmo-nos com um carro «espanhol» era sinónimo de ver matrículas que nos «denunciavam» onde é que os carros tinham sido registados.

Isto porque as primeiras letras das matrículas espanholas correspondiam a um código provincial. Por exemplo, “M” correspondia a Madrid, “B” a Barcelona, “SE” a Sevilha entre muitos outros mais.

Ora, no final dos anos 90, as matrículas disponíveis com os respetivos códigos provinciais nas cidades de Madrid e Barcelona, as maiores de Espanha,  estavam a esgotar-se.

SEAT Ibiza matrícula antiga
Um SEAT Ibiza com uma matrícula espanhola antiga. A letra “M” do lado esquerdo indica que se trata de uma unidade registada em Madrid.
VEJAM TAMBÉM: Carro com matrícula estrangeira. Quem o pode conduzir em Portugal?

As novas matrículas espanholas

Aprovado a 16 de setembro de 2000 pelo Decreto Real 2822/1998, o novo sistema de matrículas espanhol não só abandonava os códigos provinciais como, curiosamente, eliminava a possibilidade de usar as letras vogais (a, e, i, o, u).

Até esta mudança as matrículas eram compostas pelas letras do código provincial, quatro números e mais duas letras.

Já as novas matrículas, aquelas com as quais nos cruzamos atualmente, passaram a ser compostas por quatro números seguidos de três letras.

Além das vogais, o anexo XVIII do Regulamento Geral de Veículos também veio proibir as letras “Ñ” e “Q” de estarem presentes nas novas matrículas. Mas porquê tantas proibições?

A razão da proibição

O Decreto Real 2822/1998 também justificava o porquê de as letras vogais e as letras “Ñ” e “Q” não poderem ser usadas nas matrículas e é muito fácil de compreender.

A razão foi a de evitar a formação de palavras ou acrónimos que pudessem ser considerados ofensivos, ou então associados a marcas.

E por isso, quando nos cruzamos com um automóvel matriculado em Espanha, não esperem ver uma letra vogal na sua matrícula — contudo, nem esta regra conseguiu evitar a chapas de matrícula com as letras B, M e W…

Esta justificação não difere muito da usada em Portugal para as novas matrículas, compostas por dois pares de letras separados por um par de algarismos.

O uso simultâneo de vogais no fim do primeiro e do segundo conjunto de letras não é permitido, exceção feita quando um dos grupos repete uma vogal, evitando certas combinações mais embaraçosas como RA-00-BO ou CO-00-CO, e até outras mais «inocentes» como PA-00-TO ou BO-00-LA.

Fonte: DiarioMotor

Sabe esta resposta?
Quanto tempo temos para fazer a reinspeção em caso de reprovação na Inspeção Periódica Obrigatória?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?