Notícias Botões de regresso ao interior dos automóveis? Ex-chefe de design da Apple acredita que sim

Interiores

Botões de regresso ao interior dos automóveis? Ex-chefe de design da Apple acredita que sim

Segundo Jony Ive, os botões deverão regressar ao interior dos automóveis e será o próprio mercado a «obrigar» a esse regresso.

Mercedes-Benz Classe T comandos climatização

Nos últimos anos vimos a maioria dos botões físicos serem retirados do interior dos automóveis em detrimento de ecrãs e comandos táteis, que hoje concentram a maioria das funções do veículo. Uma solução que tem sido muito criticada por prejudicar a ergonomia e a facilidade de utilização.

Segundo Jony Ive, o antigo chefe de design da Apple — esteve envolvido no desenvolvimento de alguns dos produtos mais icónicos da empresa, do iMac ao iPhone — esta abordagem pode ter os dias contados.

Numa conferência nos EUA, Ive reconheceu que os ecrãs usados atualmente têm méritos e qualidades, mas acredita que os consumidores vão acabar por levar as marcas a adotar novamente os botões físicos.

A NÃO PERDER: Ecrãs táteis? Em 1986 o Buick Riviera já tinha um
Citroën C4
Os comandos concentrados nos ecrãs podem ter os dias contados, pelo menos de acordo com o antigo chefe de design da Apple. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Uma questão de tempo

Ive começou por afirmar que “interfaces como o multitouch (a tecnologia que permite ampliar o que vemos no ecrã do smartphone) concentram possibilidades fabulosas”.

No entanto, o designer relembrou que “continuamos a ser seres físicos. Potencialmente o pêndulo vai «balançar» um pouco para interfaces que permitam uma maior conexão física”.

Quando questionado se estava a referir-se em particular aos automóveis, Jony Ive afirmou que este é um dos setores onde o regresso dos botões ao interior pode vir a verificar-se.

Mas quando lhe foi pedido para descrever como seria, para si, o interior ideal para um automóvel Ive limitou-se a afirmar: “isso eu não vos posso dizer”.

Fonte: Drive

Sabe esta resposta?
O que é que o protótipo Ford Aurora tinha no seu tabliê?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê