Notícias Será esta a única Toyota Hilux do mundo com motor V12 biturbo?

Arranque a Frio

Será esta a única Toyota Hilux do mundo com motor V12 biturbo?

Não há outra forma de o dizer: esta Toyota Hilux com motor V12 é uma das pick-ups mais radicais que já vimos.

Quando vemos uma Toyota Hilux modificada, encontramos quase sempre as mesmas alterações: uma suspensão elevada, pneus off-road de grandes dimensões e alguns acessórios dedicados às aventuras fora de estrada. Mas o dono desta Hilux quis fazer algo totalmente diferente e deu-lhe um poderoso motor V12.

Sim, isso mesmo. Esta Toyota Hilux é animada pelo motor V12 de 5.0 litros que encontramos no Toyota Century e que de série debita 290 cv de potência e 481 Nm de binário máximo.

São números de respeito, mas que não chegaram para convencer o proprietário desta pick-up, François Fritz, o dono da oficina FatBoy Fab Works, com sede na África do Sul. Por isso mesmo, a esta receita com motor V12 foram ainda acrescentados dois turboscompressores Garrett que permitiram elevar a potência para os 565 cv e o binário para os 970 Nm.

A NÃO PERDER: Toyota Hilux dentro e fora de estrada. Ainda a melhor pick-up de sempre?
Toyota Hilux V12 biturbo 2

Mas o potencial desta Toyota Hilux não fica por aqui. É que este motor V12 está preparado para atingir os 1000 cv de potência quando “alimentado” com uma mistura especial de 50% etanol e 50% gasolina.

A gerir tudo isto está uma transmissão automática de quatro velocidades proveniente de um Supra, mas já existem planos para lhe dar uma caixa manual. Quanto à tração, está reservada apenas às duas rodas traseiras.

Fonte: Cars.co.za


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo 240 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo 240 Turbo: o tijolo que voava há 30 anos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volvo 240 Turbo: o tijolo que voava há 30 anos