Notícias Este Fiat Multipla parece um Grupo B e tem potência para os acompanhar

Arranque a Frio

Este Fiat Multipla parece um Grupo B e tem potência para os acompanhar

Sem dúvida o Fiat Multipla mais potente e radical de sempre, este exemplar tem presença garantida no Salão de Paris 2022.

Desde sempre com um visual polémico, o Fiat Multipla viu as suas linhas tornarem-se ainda menos consensuais pelas «mãos» da dupla Sylvain Lévy e Pierre Chabrier do canal de YouTube francês Vilebrequin.

Este Multipla começou por perder duas portas e recebeu um vistoso kit estético da W-Autosport que lhe trouxe uma enorme asa traseira, novos para-choques, saias laterais e um estranho capô.

No interior os seis bancos deram lugar a duas baquet de competição da Sabelt e encontramos um roll-cage. O chassis recebeu vários reforços, o sistema de travagem foi reforçado e a suspensão passou a ser do estilo coilover.

A NÃO PERDER: Sabiam que o Fiat Multipla teve uma «segunda vida» na China?

Contudo, o maior destaque é mesmo o seu motor, um V8 de um Chevrolet Corvette C6 Z06 que foi alterado para debitar 1000 cv, bem mais que os 103 cv debitados pelo 1,6 l de quatro cilindros com que o Multipla contava originalmente.

Com presença garantida no Salão de Paris 2022, este Fiat Multipla vai conseguir captar bem mais atenções que o modelo que lhe serviu de base. Resta saber é se vai causar tanta polémica.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos contava com um sistema start-stop?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O sistema START-STOP já era utilizado pelo FIAT Regata ES em…1982!