Notícias Previsão de nova descida do preço dos combustíveis para a semana

Preço dos Combustíveis

Previsão de nova descida do preço dos combustíveis para a semana

Previsão de descida do preço dos combustíveis no início da próxima semana afeta tanto a gasolina como o gasóleo.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray

Caso se confirme esta previsão de descida do preço dos combustíveis, será a décima semana consecutiva de descida do preço da gasolina 95 simples e a oitava do gasóleo simples.

As previsões apontam para uma descida de dois cêntimos por litro na gasolina e três cêntimos por litro no gasóleo, o que fará com que o preço médio desça, respetivamente, para os 1,825 €/l e os 1,777 €/l.

Se nesta semana vimos o preço dos combustíveis descer para valores idênticos aos verificados antes da guerra na Ucrânia, a acontecer esta nova descida, temos de recuar às primeiras semanas de fevereiro para encontrar valores idênticos.

Contudo, convém relembrar que estes preços estão a ser afetados pelas medidas do Governo, que mantém «congelada» a taxa do carbono e reduziu o valor do ISP para equivaler a uma redução do IVA de 23% para 13%. Estas medidas vão continuar em vigor até, pelo menos, ao final deste mês de agosto.

Brent a subir

Estes valores são estimativas e poderão ser ajustados após o fecho das cotações do Brent esta sexta-feira e do mercado cambial.

Esta semana o preço do barril do petróleo (usando o Brent que serve de referência para o mercado europeu) subiu 2,61% — ontem estava a ser transacionado por 98 dólares o barril —, mas mesmo assim, deverá permitir uma nova descida do preço dos combustíveis.

VEJAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil

A subida do Brent pode ser justificada pelo aumento de consumo de gasolina verificado nos EUA e também pelo abrandamento da subida inflação no mesmo país.

Fonte: Eco, Mais Gasolina