Notícias Está à venda um Golf G60 Limited, o antepassado do Golf R do qual só há 71 unidades

Venda

Está à venda um Golf G60 Limited, o antepassado do Golf R do qual só há 71 unidades

Antepassado do Golf R, o Volkswagen Golf G60 Limited conta com um compressor e é uma das versões mais raras do compacto alemão.

Volkswagen Golf G60 Limited
4 Star Classics

Conhecido como Volkswagen Golf G60 Limited e com apenas 71 unidades produzidas, o carro de que vos falamos hoje é a versão desportiva mais rara da segunda geração do Golf.

A segunda geração do Golf contou com várias variantes desportivas. Na «base» tínhamos o GTI, com motor de oito válvulas e 112 cv e o GTI 16v que mantinha o motor, duplicava o número de válvulas e via a potência subir até aos 139 cv.

Acima destes surgiram ainda o Golf G60, que via o motor de oito válvulas do GTI receber um compressor e oferecer 160 cv e ainda o Golf Rallye. Este último era um especial de homologação com tração integral, o motor do Golf G60 e os faróis quadrados do Jetta, tendo como objetivo servir de base à resposta da Volkswagen ao sucesso do Lancia Delta Integrale nos ralis (e nas vendas).

VEJAM TAMBÉM: Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”

Contudo, era o Volkswagen Golf G60 Limited que reunia o melhor que todas as outras quatro versões tinham para oferecer. Contava com o sistema de tração integral do Rallye, com o motor de 16 válvulas do GTI 16v e com o compressor do G60 — uma espécie de antepassado dos Golf R32 e atual Golf R.

Os números do Volkswagen Golf G60 Limited

A «mistura» de todos estes «ingredientes» resultava numa potência máxima de 210 cv e um binário de 252 Nm, números que fizeram deste Golf o mais potente até à chegada do Golf R32.

Toda essa potência traduzia-se num tempo dos 0 aos 100 km/h de apenas 6s, um número que, se ainda hoje merece destaque, em plenos anos 80 fazia do Golf G60 Limited um dos modelos mais rápidos do seu género.

Curiosamente, no capítulo visual, o Volkswagen Golf G60 Limited adotava um aspeto bem mais discreto do que a sua potência deixaria antecipar. Na dianteira tinha apenas dois faróis redondos (o GTI tinha quatro) e os detalhes em vermelho em torno da grelha deram lugar ao azul, numa antecipação da cor usada nos Golf R.

Volkswagen Golf G60 Limited
Um interior sem ecrãs, um símbolo de outra era da indústria automóvel. 4 Stars Classics

Havia ainda uns discretos alargamentos das cavas das rodas, jantes de 15” da BBS e ainda uns logotipos muito discretos. Já no interior destacava-se o revestimento em couro.

VEJAM TAMBÉM: A história do Volkswagen Polo G40. A mais de 200 km/h durante 24 horas

Quanto à unidade que agora está à venda no site 4 Star Classics, esta está à venda por 79 995 libras, cerca de 93 470 euros, e é a unidade n.º 16 das 71 produzidas.

Com 108 900 km, este Golf G60 Limited foi recentemente pintado e viu o seu interior ser alvo de um restauro, razão pela qual este parece praticamente novo.

Já no capítulo da mecânica conta com vários melhoramentos como um compressor revisto ou um escape em aço inoxidável, devendo contar com mais potência do que a originalmente anunciada.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a quinta geração do Volkswagen Golf?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf. Vencedor do troféu Carro do Ano 2004 em Portugal