Video

GTI, G60, R32, R. Todas as gerações dos Volkswagen Golf para entusiastas.

Durante os seus 42 anos de vida, o Volkswagen Golf tem sido uma referência no segmento, e é atualmente o carro de maior sucesso e vendas da Volkswagen.

Muitos hatchbacks foram surgindo ao longo dos anos, mas poucos conhecerão o sucesso do Volkswagen Golf, que nos seus 42 anos de vida conheceu sete gerações.

Continua a servir de referência para um dos segmentos mais importantes, o segmento C. A cada 40 segundos é produzido mais um Volkswagen Golf, o que significa que se vendem que nem “pãezinhos quentes”.

No video podes acompanhar agora toda a sua evolução, sobretudo das versões focadas nas prestações, como os GTI — o primeiro surgiu em 1975, um ano após o lançamento do primeiro Golf —, que acabou por definir a receita para o entusiasmante nicho dos hot hatch.

O primeiro Volkswagen Golf GTI

O primeiro Volkswagen Golf GTI surgiu em 1975. Sem quaisquer dispositivos de eletrónica e compacto, pesava cerca de 800 kg. O peso ligeiro já permitia prestações de respeito para os modestos 110 cv debitados pelo 1.6 litros que o equipava (o filme refere, erradamente, um 2.0 litros de 16v).

Ao longo dos anos, conforme o Golf crescia, também o peso e potência das versões mais desportivas foram incrementando de forma a mantê-lo como uma referência no que diz respeito a acelerações e performance.

Volkswagen Golf gti mk1
A primeira geração do Volkswagen Golf GTI

Ainda hoje, o Golf GTI, é um dos hot hatch de tração dianteira mais reconhecidos. Mas Golf e performance não andaram apenas de mãos dadas com os GTI. Os Golf R32 trouxeram os motores V6, e tal como os anteriores Golf G60 Synchro, também vinham munidos de tração integral. Característica que se mantém nos Golf R dos nossos dias, que perderam o V6, mas ganharam um possante quatro cilindros turbo.

O filme revela também outras versões do Golf: o curioso Golf Country, capaz de aventuras fora de estrada e o mais recente e-Golf, que troca o motor de combustão interna por um elétrico.

VÊ TAMBÉM Ex-Stig ao volante das sete gerações do Volkswagen Golf GTI

Segunda geração

A segunda geração conheceu vários projetos. Uns apenas ambiciosos, outros para lá de megalómanos. Um deles foi o Golf bimotor desenvolvido pela Volkswagen para Pikes Peak, vê aqui.

A atual geração

Internamente a atual geração do Golf ficou apelidada de “geração sete e meio”, embora nada tenha ficado pela metade nesta renovação da 7ª geração. Vê aqui todos os detalhes desta atual geração, renovada em 2016.

Sabes responder a esta?
O que é a marca redonda e de cor que surge nos pneus novos?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Os pneus novos têm uma marca redonda amarela. Porquê?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos