Portugal. Produção automóvel subiu no primeiro semestre face a 2021

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Produção

Portugal. Produção automóvel subiu no primeiro semestre face a 2021

Nos primeiros seis meses do ano a produção automóvel em Portugal foi de 157 121 veículos, mais 3,2% do que em 2021.

Nos primeiros seis meses do ano a produção automóvel em Portugal foi de 157 121 veículos, um número que representa um aumento de 3,2% face ao período homólogo do ano passado.

Deste total, 122 273 unidades são veículos ligeiros de passageiros, um número que é praticamente idêntico ao total de exemplares produzidos no primeiro semestre de 2021 — apenas 32 unidades a mais.

É nos ligeiros de mercadorias que assistimos à maior diferença, com a produção a ascender às 32 593 unidades, o que significa um aumento de 17% face ao mesmo período do ano anterior.

A NÃO PERDER: Portugal. Quais as marcas que mais venderam no primeiro semestre de 2022?
Volkswagen Autoeuropa
Volkswagen Autoeuropa, local de produção do Volkswagen T-Roc.

Por fim, nos primeiros seis meses do ano foram produzidos em Portugal 2255 veículos pesados, mais 3,4% do que no primeiro semestre de 2021.

Exportações «tomam conta» de 97,4% da produção

Tal como sempre acontece, as exportações assumem uma importância extrema para o setor da produção automóvel nacional, uma vez que 97,4% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino mercados externos.

A Europa continua a ser líder nas exportações dos veículos produzidos em solo nacional, absorvendo 93,3% dos modelos fabricados. E nesse território, o principal destino é a Alemanha, com 21,9% das exportações. A França (15,4%), a Itália (12,5%) e a Espanha (9,1%) surgem logo a seguir.

Stellantis Mangualde
Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo são alguns dos modelos produzidos em Mangualde pela Stellantis.

Montagem de pesados desceu

No que à montagem de veículos automóveis em Portugal diz respeito, nos primeiros seis meses de 2022, registou-se uma queda de 46,8% face ao período homólogo do ano passado, para um total de 66 unidades.

A somar a isto, no primeiro semestre do ano apenas foram montados em solo nacional veículos pesados de passageiros.

Contudo, e ao contrário do que acontece com os veículos produzidos, apenas 48,5% das viaturas montadas em território português têm como destino a exportação, todas com destino para outros países europeus: Alemanha (59,4%) e Reino Unido (40,6%) são os destinos finais.

Fonte: ACAP

Sabe responder a esta?
Em que ano o Alfa Romeo 156 venceu o troféu Carro do Ano em Portugal?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Alfa Romeo 156. Vencedor do troféu Carro do Ano 1998 em Portugal

Mais artigos em Notícias