Peugeot 9X8. Hypercar foi revelado mundialmente no Autódromo do Algarve

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Desporto motorizado

Peugeot 9X8. Hypercar foi revelado mundialmente no Autódromo do Algarve

À margem da apresentação mundial do Peugeot 9X8 no Autódromo Internacional do Algarve, ficámos a conhecer os seus números e alguns detalhes do seu desenvolvimento.

Em Autódromo Internacional do Algarve, Portugal

Com estreia em competição marcada para julho, em Monza, na quarta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), o Peugeot 9X8 viajou até ao Autódromo Internacional do Algarve para a sua apresentação mundial.

A Razão Automóvel esteve nesta apresentação e trazemos alguns detalhes do carro com que a marca francesa regressa às provas de resistência.

Comecemos pela sua mecânica. Inscrito na categoria LMH, o 9X8 recorre a um conjunto mecânico totalmente desenvolvido pela Peugeot Sport.

A NÃO PERDER: Fomos «sentir o pulso» ao 208 Rally4 da Peugeot Rally Cup Ibérica
Peugeot 9X8
Linda Jackosn, CEO da Peugeot (à direita); Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport (ao centro) e alguns dos responsáveis da Marelli, parceira da Peugeot Sport no desenvolvimento do motor elétrico e do inversor. © Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Este conjuga um bloco V6 biturbo de 2,6 l com 707 cv (520 kW) com um motor elétrico com 272 cv (200 kW). O motor de combustão envia o binário às rodas traseiras e o motor elétrico às rodas dianteiras, oferecendo desta forma quatro rodas motrizes ao protótipo gaulês.

Este conjunto híbrido conta ainda com um inversor baseado em carboneto de silício (que tal como o motor elétrico foi concebido em parceria com a Marelli) e uma bateria de alta tensão de 900 V desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies/Saft.

Peugeot 9X8 © Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Quanto às dimensões do 9X8, este apresenta-se com 4,995 m de comprimento, 2 m de largura e 1,145 m de altura. O seu peso fixa-se nos 1030 kg e o depósito que armazena o combustível 100% renovável excellium racing 100 da TotalEnergies que vai alimentar o motor de combustão interna tem 90 litros de capacidade.

O Peugeot 9X8 de competição não trai, de forma alguma, as intenções desvendadas em julho de 2021. O desafio dos últimos meses tem sido duplo: a nossa equipa reconstruiu-se enquanto concebia uma viatura, desenvolvendo-a para a competição.

Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport

Um longo processo de desenvolvimento

Depois da revelação do protótipo do Peugeot 9X8 em julho de 2021 — protótipo com o qual o Guilherme Costa já esteve em França — foi altura de levar o 9X8 para as pistas para testar as soluções técnicas adotadas, especialmente a ausência de asa traseira.

Desde dezembro o Peugeot 9X8 tem rolado em cinco circuitos diferentes — Portimão, Le Castellet, Motorland Aragon, Barcelona e Magny-Cours.

Em apenas 25 dias o Peugeot 9X8 cumpriu mais de 10 000 quilómetros de testes.

Peugeot 9X8 © Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Ao mesmo tempo, outros dois trabalhos cruciais iam sendo desenvolvidos: a homologação do 9X8 em conjunto com as equipas da FIA; e o desenvolvimento da motorização no banco de ensaios, no simulador e em pista.

Le Mans só em 2023

Apesar de ir correr nas “6 Horas de Monza” em julho, nas “6 Horas de Fuji” (em setembro) e nas “8 Horas do Bahrain” (em novembro), o Peugeot 9X8 não vai alinhar na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans.

Ainda assim, a marca gaulesa não vai deixar «passar em branco» a mítica prova. Em conjunto com o Automobile Club de l’Ouest, organizador das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot vai realizar uma exposição intitulada “Allure – Le Mans”.

Dedicada à epopeia da marca no Circuito de La Sarthe, esta abrirá portas no dia 21 de maio, no museu das 24 Horas de Le Mans e por lá vai estar, até setembro, a maquete original do Peugeot 9X8.

 

Sabe responder a esta?
Qual foi a velocidade alcançada pelo WM P88 Peugeot na reta Mulsanne?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans

Mais artigos em Notícias