Notícias Preço dos combustíveis. Descida a caminho, principalmente no gasóleo

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Descida a caminho, principalmente no gasóleo

O preço dos combustíveis promete descer na próxima semana. A maior descida será no gasóleo, mas a gasolina também vai baixar.

O «sobe e desce» algo caótico do preço dos combustíveis continua e depois da subida nesta semana, na próxima teremos uma descida. Infelizmente, tudo indica que esta será inferior ao aumento registado na segunda-feira.

Segundo as previsões a gasolina deverá descer três cêntimos por litro enquanto o gasóleo deverá ficar 10 cêntimos por litro mais barato.

A confirmar-se estes valores, fará com que o gasóleo volte a ficar, em Portugal, mais barato que a gasolina.

A NÃO PERDER: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Posto de combustivel
A maior descida está prevista para o preço do gasóleo.

Estas previsões têm em conta a cotação do barril de Brent (a referência para o mercado nacional) no dia de ontem, podendo ainda sofrer alterações consoante a cotação deste valor de referência ao longo desta sexta-feira.

As causas da descida

A ajudar neste «alívio» do preço dos combustíveis está, acima de tudo, a queda de 4,5% na cotação do petróleo, motivada pelo facto de os Estados Unidos da América terem decidido libertar milhões de barris das reservas estratégicas ao longo dos próximos meses.

Mas há mais fatores influenciadores. A OPEP e os seus 10 aliados (entre os quais a Rússia) anunciaram que a partir de maio vão aumentar a oferta de petróleo em 432 mil barris por dia. Além disso, os desenvolvimentos do conflito na Ucrânia também levaram os mercados a reduzir a cotação do petróleo.

Por fim, o novo confinamento decretado na cidade chinesa de Xangai por causa do coronavírus levantou preocupações sobre a diminuição da procura de petróleo na China, o que se reflete positivamente no preço dos combustíveis.

Quanto ao valor do ISP, ainda hoje o Governo deverá divulgar se e como será aplicada a fórmula anunciada há duas semanas. Fica por saber se o ISP vai manter-se inalterado como da última vez que os combustíveis baixaram ou se a sua alteração (para cima) fará com que a descida seja menos significativa.

 

 

 

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento