Arranque a Frio. Sabem quantos Dacia foram produzidos desde 1968?

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

Sabem quantos Dacia foram produzidos desde 1968?

Fundada em 1968 e adquirida pelo Grupo Renault em 1999, a Dacia atingiu agora um novo marco na sua história.

Se há cerca de 20 anos a Dacia era uma «ilustre desconhecida», desde então a marca romena tornou-se presença habitual nas tabelas de vendas e agora alcançou um marco histórico: já produziu 10 milhões de automóveis.

Fundada em 1968, só em 1985 é que a Dacia atingiu a marca de um milhão de automóveis produzidos. Em 1998 chegou aos dois milhões, em 2014 aos cinco milhões e agora aos 10 milhões. Uma progressão que revela como a marca romena tem crescido nos últimos anos.

O seu primeiro modelo foi o Dacia 1100 (baseado no Renault 8), mas o seu primeiro grande sucesso foi o Dacia 1300. Igual ao Renault 12, este vendeu nas suas diversas variantes umas generosas 2,3 milhões de unidades entre 1969 e… 2006!

A NÃO PERDER: O primeiro Dacia Duster quase que foi uma nova Renault 4L

best-seller absoluto é o Sandero, com 2,6 milhões de unidades vendidas. Contudo, é o Duster — com 2,1 milhões de unidades comercializadas — o seu modelo mais conhecido. O seu estatuto dentro da marca é tal que o diretor de design da marca romena chegou até a afirmar que “O Duster é o Porsche 911 da Dacia”.

Por falar no Duster, foi um Dacia Duster Extreme que teve a «honra» de ser o automóvel Dacia número «10 milhões».


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganhas coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

C88. Fica a conhecer o “Dacia Logan” da Porsche para a China

Mais artigos em Notícias